Skip to main content

Está pensando em se mudar e ir atrás de um novo lar para você e sua família? Nós estamos aqui para te ajudar nesta tarefa. Decidir por um novo apartamento para comprar envolve muitas coisas e escolhas a fazer. É por isso que hoje trouxemos este guia completo para você.

Aqui você encontrará ajuda para cada ponto que precisa considerar antes de se decidir pelo novo lar a ser comprado, como: 

Siga a Zilli nas redes sociais:

Casa ou apartamento?

Antes de tudo, a primeira decisão a ser tomada é se você vai querer comprar uma casa ou um apartamento. Só após decidir qual dessas opções você deseja seguir é que poderá começar a pesquisar as melhores opções de moradia.

Então vejamos algumas diferenças entre essas duas opções:

Casa

Morar em uma casa pode te proporcionar algumas vantagens, como mais espaço externo, privacidade e um menor custo adicional como o condomínio. Mas também traz algumas responsabilidades que são só suas, como toda a manutenção tanto interna quanto externa e gastos com reformas.

Sem mencionar que uma casa, se não estiver inserida em um condomínio mais completo, não te possibilita muito lazer e segurança.

Apartamento

Já com o apartamento você pode ter todo o espaço que deseja, não precisa se preocupar com manutenções e despesas extras, pois terá o condomínio para isso. 

Além de toda segurança que somente um apartamento pode te oferecer e a área de lazer completa que os condomínios te possibilitam. Outra vantagem é a localização privilegiada, que você encontra mais facilmente em apartamentos.

+O Que Procurar Num Apartamento Em Um Condomínio?

Escolhendo onde morar

Agora que já se decidiu por um apartamento, é preciso escolher em qual região ou bairro deseja morar, para isso é necessário realizar buscas para encontrar boas regiões. Alto potencial de crescimento, qualidade de vida e uma boa infraestrutura são detalhes a se pensar quando se busca por um bairro.

+O Guia Definitivo De São José.

Valorização dos imóveis da região

Outro ponto importante a ser avaliado é a valorização dos imóveis da região escolhida, isso é muito importante para o longo prazo. Pois o investimento feito para a compra do seu novo lar pode tornar-se em um grande lucro, se escolher a região com uma boa valorização.
Hoje em dia é mais comum a compra de imóveis com o único objetivo de investimento para o futuro.

Então, vamos para alguns exemplos de motivos pelo qual um imóvel valoriza ou desvaloriza:

O que faz um imóvel valorizar:

  • A localização: se o bairro onde o apartamento está inserido possui uma boa infraestrutura, se em sua volta há comércios, parques, escolas, shoppings, dentre outros;
  • Iluminação: se o apartamento é bem iluminado, se sua face é voltada para onde o sol nasce ou se põe;
  • A vista: se o imóvel tem uma bela vista, para algum parque, mata ou mar;
  • O condomínio: as áreas de lazer do condomínio também são decisivas na valorização do imóvel.

O que faz um imóvel desvalorizar:

  • Vizinhança barulhenta: pode acabar desvalorizando seu imóvel;
  • Localização: imóveis localizados próximos a favelas ou zonas de invasão;
  • Segurança: a falta de segurança tanto do imóvel em si, como da região em que está inserido, influencia em sua desvalorização.

Documentação envolvida

Chegou a hora de falarmos da parte burocrática de adquirir um novo imóvel, as “papeladas”. Por mais que pareça ser uma parte chata, é essencial tomar conhecimento de tudo o que está envolvido antes mesmo de iniciar o processo de compra.

Mas calma, nós estamos aqui para te ajudar até nisso! 

É importante ressaltar aqui que a documentação necessária pode variar conforme o tipo de pessoa que irá realizar a compra ou a venda (PF ou PJ) e também dependendo do local do imóvel.
Documentação do comprador: serve para provar que o comprador tem condições de adquirir o imóvel.

  • Cópia do RG;
  • Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Cópia do Comprovante de Residência;
  • Cópia do Comprovante de Estado Civil;
  • Carteira de trabalho e extrato do FGTS (caso seja utilizado o FGTS na compra);
  • Declaração de Imposto de Renda, com o protocolo da entrega na Receita ou Notificação do IR;
  • Cópias das aplicações financeiras (se houver);
  • Comprovante de renda, em caso de financiamento;
  • Comprovante autenticado de estado civil.

Documentação do imóvel: serve para atestar que não há nenhuma dívida atrelada ao imóvel e, acima de tudo, comprovar que ele está devidamente registrado.

  • Matrícula atualizada do imóvel, com certidão de ônus reais;
  • Escritura definitiva do imóvel em nome do vendedor, registrada no Cartório de Registro de Imóveis;
  • Certidão de logradouro obtida junto à prefeitura;
  • Certidão negativa de débitos municipais;
  • Habite-se (documento que atesta que o imóvel tem plenas condições de ser habitado);
  • Planta baixa (para financiamentos ou uso do saldo do FGTS);
  • Registro de ações reipersecutórias e alienações, que atesta que o imóvel não foi negociado informalmente;
  • Declaração de quitação de taxas condominiais, se for o caso.

+Dicas Para Comprar Um Apartamento De Maneira Segura.

Planta de apartamento e a Smart House

Antes de tomar a sua decisão pelo apartamento perfeito para você, uma boa escolha é observar bem a planta do apartamento. Principalmente se foi comprar um apartamento na planta, antes de estar finalizado. 

Nesta hora você pode observar se esta é uma planta inteligente, uma planta funcional, ou então se esta planta foi planejada para uma Smart House, que está muito em alta no momento.

+A Importância De Compreender A Área Útil De Um Apartamento.

Planta Inteligente

A planta inteligente é aquela que permite que mesmo após a construção de todas as partes seja possível realizar algumas modificações. Este tipo de planta é geralmente oferecido em apartamentos ainda não concluídos, sendo mais fácil a modificação de uma parede ou outra enquanto ele ainda não foi finalizado.

Planta Funcional

Uma planta funcional tem como finalidade o melhor aproveitamento de todos os espaços do imóvel e a sua principal característica é a otimização de espaços. São aqueles apartamentos pensados exclusivamente no conforto e bem-estar de seus futuros moradores.

Smart House

Ou também conhecido como Smart Home são domicílios que utilizam dispositivos inteligentes conectados à internet, visando automatizar atividades diárias e trazer praticidade para os moradores.

Nesse sentido, reconhecimento facial ou digital ao invés das tradicionais chaves, apagar as luzes ou ligar aparelhos por comando de voz são exemplos de facilidades encontradas em uma Smart House.

+Tudo Sobre Automação De Apartamento: Criando o Seu.

Segurança e sustentabilidade

Não tem como planejar o seu futuro sem pensar em segurança e sustentabilidade, não é mesmo? Segurança porque é dela que depende o seu futuro e sustentabilidade porque ele garante o futuro de todo o planeta. Atualmente, esses deveriam ser requisitos básicos para novos empreendimentos.

Segurança

Sentir-se seguro é um privilégio e uma necessidade de todo ser humano, é por isso que o número de pessoas que buscam por apartamentos que ofereçam a melhor segurança cresce tão rapidamente. Além de escolher uma região segura, observar bem quais são os investimentos do condomínio em segurança é essencial na busca por um novo lar.

Afinal, você e sua família merecem estar seguros em seu novo lar!

+Segurança: Como Escolher Um Apartamento Seguro Para Minha Família?

Sustentabilidade

Bem como a sustentabilidade, sendo outro assunto que precisa influenciar na sua decisão de compra. É ela quem nos garante um futuro melhor, principalmente para nossos filhos. Considerar o que cada empreendimento faz a favor da sustentabilidade e do meio ambiente. Como a captação de água da chuva para irrigação do jardim, a utilização de energia solar, deve estar na sua programação. Tudo para garantir um mundo melhor para todos!

+Sustentabilidade: O Que Observar Antes De Comprar Um Apartamento.

Áreas comuns e os tipos de garagem

Antes de mais nada, quem não gosta de ter uma piscina te esperando para os dias de calor, ou então aquela academia que basta você pegar um elevador para chegar até ela, hein?

As áreas comuns dos condomínios fazem toda a diferença na hora de escolher um novo lar, tem condomínios que oferecem poucas opções e outros que te proporcionam tudo o que você possa imaginar de conforto, lazer e comodidade.

Então, confira algumas áreas comuns que precisam ter em seu novo lar:

  • Academia com aparelhos de última geração;
  • Piscina, de preferência coberta e com deck para tomar um sol;
  • Salão gourmet para você realizar seus encontros com familiares e amigos;
  • Brinquedoteca interativa para as crianças;
  • Parquinho ao ar livre para os dias mais gostosos de passear com as crianças;
  • Spa completo com hidromassagem para relaxar;
  • Mini mercado com compra automatizada para quando for necessário;
  • Espaço Pet para os seus filhos de quatro patas;
  • Home Office para quando quiser trabalhar fora de casa, mas ainda por perto;
  • Salão de jogos para se divertir com amigos e família.

Estes são apenas alguns exemplos de áreas de lazer para compor o seu lar, mas tem apartamentos que oferecem até mais do que isso, tudo depende do empreendimento. 

+Rooftop: Benefícios De Apartamento Com Uma Área De Lazer No Condomínio.

Tipos de garagem

Tipo de garagem oferecida, esta é uma parte que geralmente esquecemos de observar, mas que faz bastante diferença na hora de facilitar ou atrapalhar o nosso dia a dia. Vamos aos fatos, uma garagem descoberta longe da entrada de seu prédio, pode ser um problema em dias de chuva, não é mesmo?

Por isso, devemos prestar atenção em cada detalhe do combo que é comprar um novo apartamento. E tem mais, você conhece todos os tipos de garagem que geralmente os condomínios oferecem? 

Vamos citar alguns tipos para você:

  • Vaga rotativa: quando as vagas são livres, sem determinar de qual apartamento é cada uma;
  • Vaga descoberta: quando a vaga não tem cobertura, fica ao ar livre;
  • Vaga coberta: quando a vaga tem uma cobertura para proteger o seu carro da chuva ou sol;
  • Vaga dupla: quando você pode guardar 2 carros, mas um fica na frente do outro;
  • 2 vagas ou mais: quando você tem direito a duas vagas ou mais, separadas.

+Apartamento De Alto Padrão: Quais As Principais Características.

Arquitetura, estilo e decoração

Por último, além de todos os detalhes técnicos que precisamos observar antes de comprar um apartamento, temos características estéticas para considerar também. Como a arquitetura, o estilo e a decoração do prédio.

Arquitetura

Então, temos a arquitetura. Quem não gostaria de morar em um lugar que se destaca entre os outros edifícios ao redor, não é mesmo? É nesta hora que a arquitetura ganha muitos compradores por sua beleza e modernidade. Atualmente vemos muitos empreendimentos investindo em arquitetura moderna, não somente por fora do prédio, mas também em todas as suas áreas comuns e dentro de cada apartamento. 

Como o Alameda Jardins, um empreendimento super moderno da Zilli Construtora que conta com uma arquitetura incrível que encanta quem passa por ele!

+Apartamento Moderno: O Alameda Jardins É Para Você.

Estilo

Em seguida, temos o estilo do apartamento, que também é algo a pensar, ver qual é o estilo que mais combina com você é relevante também. O bom é que quem decide o estilo interno do seu apartamento é você, com a sua própria decoração.

Alguns estilos que estão em alta são: 

  • Estilo Industrial;
  • Estilo Clássico;
  • Estilo Contemporâneo.

+Design De Interiores: Estilo Moderno X Estilo Contemporâneo.

Decoração

Por fim, a decoração! A do seu apartamento parece ser algo mais pessoal, mas a decoração das áreas comuns do edifício não é você quem escolhe, por isso, é interessante se atentar a estas decorações, a busca pela elegância é sempre uma boa pedida nestes momentos.

+Tipos De Decoração: Qual É A Melhor Para A Sua Casa?

Agora que você já sabe tudo o que precisa considerar sobre comprar um apartamento

Que tal conhecer alguns empreendimentos de alto padrão em uma das cidades que mais cresce de Santa Catarina? Nós da Zilli Construtora temos empreendimentos exclusivos disponíveis nos melhores bairros de São José. Eles têm tudo o que você precisa e sua família merece em relação à segurança, qualidade de vida, infraestrutura e lazer. Confira!


Tudo sobre as nossas novidades, guias sobre São José, como esse de hoje, e inúmeras dicas de decoração, você pode receber caso deixe o seu contato:

    Vivian Zilli

    Vivian Zilli

    Vivian é mãe, empresária, formada em direito, sócia da Zilli Construtora e nas horas vagas ama estudar sobre decoração, ficando sempre antenada nas tendências de design e arquitetura.

    Deixe um comentário

    Close Menu

    Zilli Construtora

    Rua Koesa, 84
    Kobrasol, São José/SC
    CEP: 88102-310

    T: 48 3247-0132
    E: vendas@zilliconstrutora.com.br