Skip to main content

Morar em sua residência própria é o sonho da maior parte dos brasileiros, afinal, quem não gostaria de ter um lar para chamar de seu, não é mesmo? Mas a dúvida que todos enfrentam no início da sua busca pelo lar perfeito é: casa ou apartamento, qual a melhor opção para mim?

Se você está nesta fase de indecisão, sem saber o que fazer, calma! Pois você não está sozinho! A maioria das pessoas já passou por esse momento de dúvida entre casa ou apartamento, mesmo que não seja para comprar e sim alugar.

Então, para te ajudar nesta fase da sua vida, nós da Zilli Construtora separamos dicas, de como identificar qual é o melhor para você, assim como os benefícios e malefícios de cada uma das opções. Tudo para facilitar na sua escolha!

Confira:

  • O que poderia influenciar em sua escolha entre casa ou apartamento
  • Casa e seus benefícios
  • O lado não tão bom de morar em uma casa
  • Aparatamento e seus benefícios
  • O lado não tão bom de morar em um apartamento
  • Já se decidiu entre casa ou apartamento? 

O que poderia influenciar em sua escolha entre casa ou apartamento

Primeiramente, existem vários fatores que influenciam na escolha entre comprar uma casa ou um apartamento. Desde fatores financeiros, considerando que você tende a pagar mais barato em um apartamento do que uma casa (isso com o mesmo padrão de qualidade e localização). Até mesmo a quantidade de filhos deseja ter, ou se não pretende ter filhos. 

Em segundo lugar, é preciso pensar no seu dia a dia, na localização do seu novo lar, se ele fica próximo de lugares geralmente frequentados por você e sua família, se é próximo de seu trabalho, dentre outros.

Isso tudo deve ser considerado também na hora de escolher sua nova residência, seja ela casa ou apartamento!

Agora vamos para a prova real, vamos para a lista de prós e contras de cada uma das duas opções, para então você poder decidir por uma delas. Vamos lá!

+Smart House: Como Transformar Sua Casa?

Casa e seus benefícios

Para quem escolhe esta opção com certeza é porque valoriza muitos os benefícios que apresentaremos a seguir. Confira:

Mais espaço externo

Começando pela maior vantagem para quem mora em casa, o espaço externo. Geralmente em casas é possível contar com um quintal, onde você pode realizar diversas atividades, como simplesmente brincar com as crianças ou possuir animais de estimação maiores, que necessitem de mais espaço.

Mais liberdade e independência

Outros benefícios que os fãs de morar em casa defendem é a liberdade e a independência que este tipo de imóvel oferece. Seja apenas por sentir-se mais livre quando não tem ninguém morando tão perto da sua porta de entrada, ou pelo fato de poder tomar um café no seu jardim quando desejar.

Menos preocupação com barulhos

Se preocupar em não fazer barulho, ou então ser incomodado pelo barulho dos vizinhos é outro benefício buscado pelos que optam pela casa. Mas isso só é válido para quando você não compra uma casa geminada ou em condomínio.

Ah, mas vale lembrar aqui, que a Lei do Silêncio após às 22h é para todos, inclusive em casas. Não adianta pensar que ao comprar uma casa você poderá fazer o barulho que quiser até altas horas, porque não é bem assim. Você ainda poderá ser denunciado por seus vizinhos!

Menos custos extras como condomínio

Por mais que geralmente casas com terrenos próprios sejam mais caras, você não precisará se preocupar com os custos de um condomínio, por exemplo. 

Isso também só é válido para casas direto na rua, sem estar inseridas em um condomínio, pois neste caso ainda terá os custos do condomínio onde a casa está inserida!

+Tipos De Decoração: Qual É A Melhor Para A Sua Casa?

O lado não tão bom de morar em uma casa

Nem tudo são flores ao morar em uma casa, tem alguns contras que podem influenciar diretamente em sua decisão. Confira alguns deles aqui abaixo:

A segurança é por sua conta

Poderíamos dizer que esta desvantagem é a mais preocupante, pois a sua segurança e a de sua família será única e exclusiva de sua responsabilidade. A casa tem esta característica de ser menos segura do que um apartamento.

É claro que podemos contar com alarmes, vigilantes, câmeras de segurança, mas a vulnerabilidade de uma casa nem se compara com a de um apartamento com condomínio, você não acha?

Manutenção mais trabalhosa

A manutenção é uma coisa a ser pensada, se você for daquelas pessoas que gosta de “colocar a mão na massa” e realizar você mesmo todos os cuidados que uma casa exige, você estará bem. Caso contrário terá que contratar pessoas para fazer essas várias manutenções.

Seja cortar uma grama, pintar uma parede, consertar alguma parte da casa que estragou, ou até mesmo instalar um novo chuveiro, tudo isso faz parte da rotina de manutenções que uma casa pede.

Custos extras por sua conta

Agora, além da manutenção citada acima dar mais trabalho, por você ter que resolver tudo sozinho, você ainda terá que arcar com os custos de toda e qualquer manutenção que a casa tiver. 

Coisa que não acontece nos casos dos apartamentos, pois as taxas de condomínios estão aí para cobrir estes tipos de imprevistos. Além de poder contar com o síndico e o zelador que estão sempre à disposição para resolver estes tipos de problemas.

Localização

A localização pode ser um problema também, já que em regiões mais centrais você não encontra muitas casas à venda. Exceto se você não se importar em procurar uma casa em uma região mais afastada do centro.

Tudo vai depender da sua rotina e do que é mais importante para você!

+O Que Procurar Num Apartamento Em Um Condomínio?

Aparatamento e seus benefícios

Agora chegou a vez de falarmos dos apartamentos, que têm ultimamente crescido em número de procura, pela facilidade que costumam trazer para a vida das pessoas. Vamos ver algumas vantagens de morar em apartamento!

Segurança em primeiro lugar

A qualidade número 1 dos apartamentos é a segurança que eles trazem para seus moradores. Principalmente em apartamentos de alto padrão, onde vemos segurança 24h, câmeras espalhadas por todo o condomínio, inclusive do lado de fora e só é permitida a entrada de pessoas autorizadas.

Se para você a sua segurança e da sua família é primordial, o apartamento seria a sua melhor opção!

Praticidade no dia a dia

Tudo fica mais fácil quando moramos em um condomínio completo, como o Alameda Jardins, onde tem tudo o que você precisa dentro do próprio condomínio. Ir à academia fica mais fácil. Faltou algum ingrediente para a janta, é só descer no mini mercado que está resolvido.

Facilidades que somente um apartamento pode proporcionar para você!

Espaços de lazer que fazem a diferença

Além da facilidade de morar em um condomínio completo, você ainda ganha muito em qualidade de vida, pois os espaços de lazer encontrados em condomínios completos te proporcionam muita diversão e entretenimento.

Alguns itens encontrados nestes apartamentos: piscina, spa, espaço gourmet, brinquedoteca, sala de jogos, e muito mais!

Localização é uma vantagem

A localização geralmente pesa muito na escolha entre casa ou apartamento, isso porque apartamentos costumam estar localizados em regiões mais centrais e em bairros com boas infraestruturas. Tornando a sua localização melhor do que a maioria das casas à venda.

Logo, para quem quer estar localizado nos melhores bairros, tendo tudo o que precisa por perto, o apartamento é a sua melhor opção!

+Apartamento Moderno: O Alameda Jardins É Pra Você.

O lado não tão bom de morar em um apartamento

Assim como no caso da casa, nem tudo são flores ao morar em um apartamento. Por isso, confira algumas das suas contraindicações!

Menor espaço privativo

O espaço privativo do apartamento é menor do que o de uma casa do mesmo tamanho, por exemplo, isso por conta do terreno, o qual o apartamento não dispõe, exceto casos de apartamentos com gardens. 

Mas em compensação o espaço comum, das áreas de lazer, superam o espaço útil que o morador da casa tem para aproveitar!

Não recomendado para quem busca por extrema privacidade

Se você busca por uma extrema privacidade, não deseja ter vizinhos tão perto, nem está disposto a compartilhar as áreas comuns e de lazer do condomínio, aí neste caso o  apartamento não é recomendado para você!

Mas caso queira um tanto ideal de privacidade que apartamentos de alto padrão podem possibilitar e ainda usufruir de tudo o que o condomínio tem a oferecer, vale o esforço de tentar um apartamento!

+Como Escolher Apartamento Para Comprar: O Seu Guia Completo.

Já se decidiu entre casa ou apartamento? 

E aí, conseguiu se decidir se para você a melhor opção é a casa ou o apartamento?!

Se ainda está esperando uma resposta, aqui vai ela:

Não existe uma resposta correta. O que existe são as suas prioridades e desejos!

Agora que já te demos todas as vantagens e desvantagens das duas opções, vale você analisá-las bem, estudar as opções e garantir que escolha a melhor opção para você e sua família!

Quer mais uma dica?

Nós da Zilli Construtora trabalhamos para garantir a melhor opção para você, entregamos tudo o que você pode imaginar em qualidade e alto padrão. Garantimos uma segurança única e ótima qualidade de vida com tudo o que oferecemos em nossos espaços de lazer. 

Por fim, não deixe de verificar tudo o que podemos oferecer para você e sua família com nossos empreendimentos!


Tudo sobre as nossas novidades, guias sobre São José, como esse de hoje, e inúmeras dicas de decoração, você pode receber caso deixe o seu contato:

    Vivian Zilli

    Vivian Zilli

    Vivian é mãe, empresária, formada em direito, sócia da Zilli Construtora e nas horas vagas ama estudar sobre decoração, ficando sempre antenada nas tendências de design e arquitetura.

    Deixe um comentário

    Close Menu

    Zilli Construtora

    Rua Koesa, 84
    Kobrasol, São José/SC
    CEP: 88102-310

    T: 48 3247-0132
    E: vendas@zilliconstrutora.com.br