Skip to main content

Atualmente muito tem se falado em sustentabilidade, inclusive no meio imobiliário, que antes era visto como agressores do próprio meio ambiente e hoje em dia tem se mostrado inovador quando o assunto é sustentabilidade e gentileza urbana. 

Hoje preparamos um conteúdo completo sobre a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente em novos empreendimentos, principalmente nos da Zilli Construtora. Confira:

  • O que é sustentabilidade?
  • O que são empreendimentos sustentáveis?
  • Quais os benefícios de morar em um condomínio sustentável?
  • Como a Zilli preza pela sustentabilidade?

O que é sustentabilidade?

Segundo a ONU, sustentabilidade “é o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro”. Ou seja, é quando buscamos pelo equilíbrio do suprimento das nossas necessidades e a preservação dos recursos naturais, sem comprometer as próximas gerações.

Basicamente é a harmonia entre a exploração dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente. É buscar por solução para o agora sem deixar de se preocupar com o futuro do planeta e dos que estiverem vivendo nele.

+Como Escolher Apartamento Para Comprar: O Seu Guia Completo

O que são empreendimentos sustentáveis?

Antigamente, os imóveis se preocupavam em oferecer apenas as soluções necessárias para as necessidades básicas dos futuros moradores, sem se importar muito com o futuro e com resoluções visando a sustentabilidade. Mas hoje, o mundo mudou e o ramo imobiliário também.

Tudo isso porque os clientes atuais estão mais preocupados com o futuro do planeta e das próximas gerações do que antes, isso é um fato. Hoje em dia, não basta apenas resolver os problemas de agora, mas é preciso resolver um problema do futuro também, como, por exemplo, a escassez dos recursos naturais do planeta.

Logo, a sustentabilidade virou uma tendência para o mercado imobiliário. E as primeiras partes a serem impactadas com esta nova tendência, foram a fachada e o jardim dos imóveis. Agora a fachada não serve somente para atender aos moradores do local, mas também para atender as necessidades da rua, da cidade e dos vizinhos. 

Assim como o jardim, e a inserção de plantas e áreas verdes dentro dos condomínios, para a purificação do ar e para que os moradores sintam-se mais próximos à natureza em seus ambientes.

Energia limpa e reaproveitamento da água

Outras iniciativas que estão sendo muito utilizadas pelos novos empreendimentos é a utilização de energia limpa, geralmente com a captação de energia solar, através das placas solares. 

E o reaproveitamento de água, o qual pode ser realizado com a utilização da água da chuva para regar o jardim e descargas, por exemplo. 

Com isso, os empreendimentos não apenas pensam no futuro do planeta, como também reduzem custos para o momento atual do condomínio e dos próprios moradores.

+Segurança: Como Saber Se Um Apartamento É Realmente Seguro?

Quais os benefícios de morar em um condomínio sustentável?

Nada melhor do que morar em um lugar confortável, bonito e que ainda preza pela sustentabilidade do meio ambiente, você não concorda? Bom, este é apenas um dos benefícios encontrados por quem vive em um condomínio sustentável.

Além de poder ter a consciência tranquila de que está contribuindo para o futuro das próximas gerações, quem vive em um condomínio assim garante outras vantagens. Como:

  • Economia com a conta de luz: não somente com a captação de energia solar, o que já garante um bom desconto na hora de pagar pela energia. Mas também, quando os empreendimentos se preocupam com a economia de energia, onde são utilizadas lâmpadas de led e, geralmente, são feitas janelas mais largas, varandas mais extensas e apartamentos posicionados para receberem a luz do sol na maior parte do dia. Tudo isso faz com que não precisem de muita luz acesa durante o dia e ajude a economizar na conta de energia elétrica.
  • Economia com a conta de água: além da economia com a luz, esses condomínios sustentáveis que utilizam de algum meio de reutilização de água, garante também uma redução nos custos de recursos hídricos. Além de reutilizar a água da chuva, são geralmente colocados vasos sanitários com duas opções de quantidade de água a ser despejada — dual flush —, o que já economiza em uma boa parte da utilização de água e consequentemente no valor desta conta.
  • Redução da taxa de condomínio: quem aqui não gostaria de pagar menos na taxa de condomínio, não é mesmo? Bom, nestes condomínios sustentáveis, isso é possível, graças às soluções encontradas para a economia e redução da energia elétrica e da água utilizada em todo o condomínio, não somente dentro dos apartamentos. 

+Planta De Apartamento: Como Saber Qual A Melhor?

Como a Zilli preza pela sustentabilidade?

Não é de hoje que nós da Zilli nos preocupamos com o meio ambiente, estamos sempre buscando por novas tecnologias e soluções para podermos garantir o conforto e a segurança de nossos atuais moradores, sem deixar de pensar no futuro do planeta e das próximas gerações também. 

Em nossos empreendimentos já são utilizadas novas tecnologias que garantem a sustentabilidade do condomínio e a gentileza urbana para todo o bairro em que estão inseridos. 

Confira algumas de nossas soluções sustentáveis aplicadas no Alameda Jardins, o nosso empreendimento pronto para morar, e no Solo Blvd., nosso empreendimento ainda em fase de construção, mas que já visa a sustentabilidade do mesmo:  

  • Iluminação em LED nas áreas comuns;
  • Captação de água pluvial para limpeza e jardim;
  • Sanitários “dual flush”;
  • Hidrômetros individuais;
  • Aquecimento solar para água quente (com apoio);
  • Energia elétrica solar para as áreas comuns;
  • Coleta seletiva do lixo, óleo de cozinha, pilhas e baterias;
  • Bicicletas compartilhadas;
  • Vaga para carregamento de carro elétrico;
  • Estação de manutenção para bicicletas;
  • Projeto paisagístico e luminotécnico nas áreas comuns;
  • Jardim e calçada pensados para a rua e o bairro (Gentileza urbana).
  •  

Tudo sobre as nossas novidades, guias sobre São José, como esse de hoje, e inúmeras dicas de decoração, você pode receber caso deixe o seu contato:

    Vivian Zilli

    Vivian Zilli

    Vivian é mãe, empresária, formada em direito, sócia da Zilli Construtora e nas horas vagas ama estudar sobre decoração, ficando sempre antenada nas tendências de design e arquitetura.

    Deixe um comentário

    Close Menu

    Zilli Construtora

    Rua Koesa, 84
    Kobrasol, São José/SC
    CEP: 88102-310

    T: 48 3247-0132
    E: vendas@zilliconstrutora.com.br