Skip to main content

No Dia Internacional da Mulher, que tal celebrarmos as incríveis conquistas das mulheres em todos os campos da vida, com uma atenção especial às pioneiras da arquitetura e construção civil? Essas áreas, tradicionalmente dominadas por homens, foram transformadas pela genialidade e determinação femininas.

Então, junte-se a nós enquanto exploramos as histórias de algumas das mais influentes arquitetas e paisagistas. Seu trabalho não apenas moldou o mundo ao nosso redor, mas também abriu caminho para a igualdade no setor.

– O significado do Dia Internacional da Mulher
– Zaha Hadid: a rainha das curvas
– Lina Bo Bardi: a arquiteta social
– Rosa Kliass: a paisagista visionária
– Inspirando o futuro com a Zilli Construtora

O significado do Dia Internacional da Mulher

Primeiramente, o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é uma homenagem às conquistas femininas e à luta por igualdade de gênero. Surgido dos movimentos sociais do início do século XX por melhores condições de trabalho e direitos iguais, hoje, ele destaca tanto o progresso quanto os desafios pendentes para alcançar a plena igualdade.

Este dia valoriza as histórias de mulheres que ultrapassaram barreiras, incluindo aquelas que impactaram áreas como arquitetura e construção civil, tradicionalmente masculinas.

Sendo assim, figuras como Zaha Hadid, Lina Bo Bardi e Rosa Kliass exemplificam a quebra de paradigmas e motivam novas gerações a contribuir para um futuro mais justo. Celebrá-lo reafirma a importância da igualdade de gênero e homenageia essas pioneiras inspiradoras.

+A mulher na construção civil: como a diversidade pode tornar o setor mais forte e inclusivo

Zaha Hadid: a rainha das curvas

Zaha Hadid nasceu em Bagdá, Iraque, em 1950, e se tornou uma das arquitetas mais revolucionárias do século XXI.

Formada pela Architectural Association em Londres, Hadid desafiou as convenções desde o início de sua carreira, enfrentando os desafios de ser uma mulher em um campo dominado por homens.

Sua determinação e abordagem única para design lhe renderam o reconhecimento mundial.

Principais contribuições

Hadid é conhecida por sua linguagem arquitetônica fluida e dinâmica, frequentemente caracterizada por formas curvilíneas e futuristas. Entre seus projetos mais emblemáticos estão:

  • Centro Aquático de Londres: construído para os Jogos Olímpicos de 2012, este projeto destaca-se por suas ondulações e fluidez, refletindo a natureza da água.
  • MAXXI – Museu Nacional das Artes do Século XXI, em Roma: este museu de arte contemporânea é notável por suas formas entrelaçadas e espaços fluidos que desafiam as percepções tradicionais de museu.
  • Centro Heydar Aliyev, em Baku, Azerbaijão: com sua fachada ondulante e interior inovador, é considerado uma das peças mais emblemáticas e expressivas de Hadid.

Legado

Zaha Hadid deixou um impacto duradouro na arquitetura, sendo a primeira mulher a receber o prestigioso Prêmio Pritzker de Arquitetura, em 2004.

Seu trabalho não apenas redefiniu o que é possível na arquitetura contemporânea com suas formas audaciosas e inovações técnicas, mas também pavimentou o caminho para mulheres no campo da arquitetura e design.

Hadid é lembrada como uma pioneira que ultrapassou os limites do design arquitetônico. Ou seja, ela inspirou e inspira arquitetos e arquitetas em todo o mundo a perseguir suas visões criativas sem medo.

+Patrimônio Açoriano: descubra a arquitetura histórica de São José

Lina Bo Bardi: a arquiteta social

Lina Bo Bardi, nascida em Achillina Bo na Roma, Itália, em 1914, foi uma arquiteta visionária. E sua obra se tornou fundamental para a arquitetura brasileira do século XX.

Formada em Roma, Bo Bardi mudou-se para o Brasil em 1946, com seu marido, o crítico de arte Pietro Maria Bardi. Fascinada pela cultura e pelo povo brasileiro, ela adotou, então, o país como sua casa e se dedicou a projetos. Os quais refletiam seu compromisso com a inclusão social e a valorização das raízes culturais brasileiras.

Principais contribuições

Entre os projetos mais significativos de Lina Bo Bardi, se destacam:

  • Museu de Arte de São Paulo (MASP): inaugurado em 1968, o MASP é famoso por seu design inovador. Ele tem uma estrutura de concreto que cria um vão livre de 74 metros, permitindo que o espaço abaixo permaneça aberto para uso público. Esse projeto reflete a visão de Bo Bardi de um museu acessível e integrado à vida da cidade.
  • SESC Pompéia: transformando uma antiga fábrica de tambores em um vibrante centro cultural e esportivo, Bo Bardi criou um espaço que promove a interação comunitária e atividades culturais. O que exemplifica o seu compromisso com a inclusão social.
  • Casa de Vidro: sua própria residência em São Paulo, projetada no início de sua carreira no Brasil, é considerada uma obra-prima que harmoniza arquitetura moderna com o ambiente natural, servindo como um exemplo de sua abordagem inovadora ao design.

Legado

Lina Bo Bardi deixou uma marca indelével na arquitetura brasileira, não apenas por seus edifícios icônicos, mas também por sua filosofia de design que priorizava o ser humano e a cultura local.

Como uma das poucas mulheres na arquitetura durante sua época, ela abriu caminho para futuras gerações de arquitetas, mostrando que é possível criar espaços que promovam a inclusão, a interação social e o respeito pelo ambiente.

Portanto, seu legado é uma fonte constante de inspiração para arquitetos e designers em todo o mundo, reafirmando o poder da arquitetura como uma ferramenta para transformação social e cultural.

+Inspire-se: tendências de decoração para 2024

Rosa Kliass: a paisagista visionária

Já Rosa Grena Kliass nasceu em São Roque, São Paulo, em 1932, e se tornou uma figura pioneira no campo do paisagismo no Brasil.

Formada em arquitetura pela Universidade de São Paulo (USP) em 1956, Kliass se especializou em paisagismo na França e, ao retornar ao Brasil, dedicou sua carreira ao desenvolvimento dessa disciplina no país.

Dessa forma, ela foi fundamental na criação da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP), estabelecendo o paisagismo como uma profissão reconhecida no Brasil.

Principais contribuições

Rosa Kliass é responsável por diversos projetos emblemáticos que transformaram o espaço urbano brasileiro, entre eles:

  • Praça do Patriarca, São Paulo: este projeto de requalificação urbana é um exemplo da capacidade de Kliass de integrar paisagismo e urbanismo, transformando um espaço público central em um ambiente acolhedor e acessível.
  • Vale do Anhangabaú, São Paulo: a revitalização do Vale do Anhangabaú reflete seu talento para resgatar espaços urbanos degradados, promovendo a interação social e a conexão com a naturalidade.
  • Parque da Juventude, São Paulo: anteriormente um complexo penitenciário, a transformação desta área em um parque público demonstra a visão de Kliass para criar espaços que fomentem a educação, cultura e lazer, contribuindo para a regeneração urbana e social.

Legado

O trabalho de Rosa Kliass redefiniu o paisagismo no Brasil, mostrando como o design dos espaços públicos pode melhorar significativamente a qualidade de vida urbana.

Além disso, sua abordagem inovadora não apenas trouxe o paisagismo para o primeiro plano do planejamento urbano no Brasil, mas também inspirou uma nova geração de arquitetos paisagistas a considerar o impacto social e ambiental de seus projetos.

Portanto, Kliass deixou como legado a convicção de que os espaços públicos devem ser inclusivos, sustentáveis e capazes de promover a interação comunitária. Tais valores continuam a influenciar o desenvolvimento urbano no Brasil e além.

+Sustentabilidade: o cuidado com o meio ambiente em empreendimentos

Inspirando o futuro com a Zilli Construtora

Por fim, as histórias de Zaha Hadid, Lina Bo Bardi e Rosa Kliass mostram como a determinação e a inovação podem transformar a arquitetura e o paisagismo, não é mesmo?

Por isso, na Zilli Construtora, buscamos espelhar esses valores pioneiros, criando espaços que refletem inovação, qualidade e um profundo respeito pela diversidade e inclusão.

Sendo assim, que tal conhecer os empreendimentos da Zilli Construtora, onde o legado dessas mulheres inspiradoras é vivenciado em cada projeto. Descubra como continuamos a construir um futuro mais justo e belo, inspirados por suas conquistas.


Tudo sobre as nossas novidades, guias sobre São José, como esse de hoje, e inúmeras dicas de decoração, você pode receber caso deixe o seu contato:

    Vivian Zilli

    Vivian Zilli

    Vivian é mãe, empresária, formada em direito, sócia da Zilli Construtora e nas horas vagas ama estudar sobre decoração, ficando sempre antenada nas tendências de design e arquitetura.

    Deixe um comentário

    Close Menu

    Zilli Construtora

    Rua Koesa, 84
    Kobrasol, São José/SC
    CEP: 88102-310

    T: 48 3247-0132
    E: vendas@zilliconstrutora.com.br