Skip to main content

O mundo está cada vez mais desenvolvido e caminhando para a igualdade, e um setor que antes era totalmente dominado por homens, mas hoje tem mudado essa realidade é a construção civil. E hoje, no dia das mulheres, vamos falar sobre como as mulheres têm revolucionado este setor. 


Agora, confira o que as mulheres vêm realizando dentro desse setor, dividido nesses tópicos:
– A evolução da presença feminina neste setor
– Avanços das mulheres na construção civil: rompendo barreiras e quebrando paradigmas
– Os desafios enfrentados pelas mulheres na construção civil e como superá-los
– Nós da Zilli apoiamos as mulheres na Construção Civil e onde mais elas quiserem 

A evolução da presença feminina neste setor

Cada vez mais, as mulheres têm conquistado a igualdade no mercado de trabalho, inclusive em áreas historicamente dominadas pelos homens, como a construção civil. Apesar das dificuldades enfrentadas, entre 2007 e 2018, a presença feminina no setor cresceu 120%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Contudo, esse crescimento se deve à expansão da construção civil no Brasil nos últimos anos, com o PIB do segmento tendo crescido 8% em 2021, segundo o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Com isso, novas oportunidades surgiram para as mulheres, que têm agarrado a chance de atuar em diversas funções nos canteiros de obras, desde engenheiras e arquitetas até pedreiras, serventes, carpinteiras, técnicas em edificações e segurança do trabalho.
As mulheres têm se destacado pela eficiência no serviço prestado, sendo em geral detalhistas, críticas e atenciosas. Com tantos atributos, estão sempre focadas em entregar um trabalho de qualidade.

A presença feminina na construção civil é um sinal de que a diversidade de gênero pode trazer benefícios para o setor, tornando-o mais inclusivo e forte.

+5 Tendências E Novidade De Arquitetura Para 2023

Avanços das mulheres na construção civil: rompendo barreiras e quebrando paradigmas

Já vimos que, por muito tempo, este setor foi visto como uma área predominantemente masculina e ligada à força física. No entanto, ao longo dos anos, houve avanços significativos das mulheres nesse setor. Confira abaixo alguns dos principais progressos das mulheres na construção civil.

Maior participação feminina nos cursos de Engenharia

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o número de mulheres matriculadas em cursos de Engenharia aumentou 132,2% entre 2003 e 2013. Esse avanço foi fundamental para que mais mulheres pudessem ingressar em áreas técnicas e gerenciais da construção civil, que antes eram majoritariamente masculinas.

Mulheres em diferentes cargos na Construção Civil

Outro avanço importante foi a ocupação de mulheres em diversas áreas e cargos da construção civil, incluindo azulejistas, eletricistas, ceramistas, marceneiras e pintoras. Essa diversidade de atuação é um reflexo da maior participação feminina em cursos técnicos e superiores relacionados à construção civil e da quebra de estereótipos que limitavam a atuação das mulheres no setor.

Quebra de preconceitos e paradigmas

Ainda que haja desafios a serem superados, como o preconceito e a discriminação de gênero, é inegável que as mulheres têm se destacado cada vez mais na construção civil. Com habilidades técnicas, atenção aos detalhes e grande determinação, elas têm quebrado paradigmas e inspirado outras mulheres a ingressar no setor. O caminho ainda é longo, mas é notável o avanço conquistado pelas mulheres neste setor nos últimos anos.

+Vale A Pena Investir Em Imóveis Em São José?

Os desafios enfrentados pelas mulheres na construção civil e como superá-los 

As mulheres ainda enfrentam muitos desafios neste setor, principalmente, por ser uma área ainda predominantemente masculina. Alguns desses desafios incluem o preconceito, a discriminação, o assédio sexual, a falta de oportunidades e a falta de reconhecimento por seus trabalhos.

Para superar esses desafios, é importante haver um trabalho constante de conscientização e educação tanto para os empregadores quanto para os funcionários. Por exemplo, as empresas poderiam adotar políticas inclusivas e promover um ambiente de trabalho seguro e respeitoso para as mulheres.

É importante, também, garantir que as mulheres tenham oportunidades iguais e sejam remuneradas de forma justa.

Além disso, a presença de mulheres em cargos de liderança na construção civil é essencial para mostrar que elas são capazes e competentes. Seria relevante as empresas oferecerem treinamentos e capacitações para que as mulheres possam se desenvolver profissionalmente e crescer na carreira.

Outra forma de superar os desafios é incentivar as mulheres a se unirem e a formar redes de apoio, como grupos de mulheres deste mesmo setor. Esses grupos podem oferecer suporte emocional, compartilhar experiências e promover a troca de conhecimentos.

E mais, é importante ressaltar que a construção civil é uma área que oferece muitas oportunidades para as mulheres, tanto em termos de carreira quanto de empreendedorismo. Com perseverança, determinação e apoio, é possível superar os desafios e conquistar espaço e reconhecimento nesse setor.
+Estilo E Decoração Do Meu Apartamento: Como Escolher?

Nós da Zilli apoiamos as mulheres na Construção Civil e onde mais desejarem

Aqui na Zilli Construtora, acreditamos na importância da diversidade e inclusão, e por isso, apoiamos a presença das mulheres nas áreas da construção civil e em todas as outras que elas desejarem.

Queremos incentivar cada vez mais a quebra de paradigmas e a igualdade de oportunidades.

Por fim, desejamos um feliz Dia das Mulheres a todas as profissionais que contribuem diariamente para o desenvolvimento do nosso setor. Juntos, somos mais fortes e podemos construir um futuro melhor e mais igualitário para todos.


Tudo sobre as nossas novidades, guias sobre São José, como esse de hoje, e inúmeras dicas de decoração, você pode receber caso deixe o seu contato:

    Vivian Zilli

    Vivian Zilli

    Vivian é mãe, empresária, formada em direito, sócia da Zilli Construtora e nas horas vagas ama estudar sobre decoração, ficando sempre antenada nas tendências de design e arquitetura.

    Deixe um comentário

    Close Menu

    Zilli Construtora

    Rua Koesa, 84
    Kobrasol, São José/SC
    CEP: 88102-310

    T: 48 3247-0132
    E: vendas@zilliconstrutora.com.br