Skip to main content

Já pensou na área de serviço do seu apartamento como um local decorado e funcional? O convite hoje é pensar nesse cômodo como parte da casa e não apenas um anexo pouco usado. 

A área de serviço pode integrar a decoração, além de facilitar a vida quando planejada e orientada com a proposta de usabilidade. 

Ter uma boa área de serviço significa ter a modernidade usada ao seu favor, isso porque apartamentos modernos consideram a funcionalidade como princípio organizacional. 

Então, vamos aprender hoje sobre como tornar a área de serviço funcional com quatro orientações infalíveis e quatro dicas de decoração.

Como montar uma área de serviço funcional 

A área de serviço por muito tempo foi deixada de lado, sendo montada em qualquer lugar que estava sobrando na planta da casa. Hoje a realidade é outra! Ela tem seu lugar e precisa ser estratégico para facilitar a rotina. 

Esse local da casa precisa estar bem posicionado e organizado para ser prático. Isso vem da necessidade dos apartamentos se configurarem com maior modernidade, fazendo com que todos os cômodos da casa sejam pensados integradamente.  

Assim, a área de serviço consegue ter seu lugar especial com a criação de projetos de decoração que torna esse espaço integrado com a proposta de estilo do apartamento.  

Geralmente é localizada próxima à cozinha, podendo ou não ser conjugada. Também é comum a área de serviço ser anexa às áreas de lazer ou varandas. Depende da planta do apartamento e da proposta arquitetônica.

Porque a área de serviço precisa ser funcional?

Vamos reconhecer que não é um lugar de estar por muito tempo, consequentemente não precisa de muito espaço e sim de estratégia de espaço. 

Mas, como montar uma área de serviço que seja útil sem ocupar muito espaço?

Vamos lá: 

  • Escolha bons eletrodomésticos

Nesse ponto pode ser escolhido conforme o tamanho e a realidade da família. Por exemplo, a análise de uma lava e seca é válida quando tem pouco espaço para secar roupas. 

A abertura da máquina de lavar frontal permite o encaixe com maior facilidade em armários projetados, além de permitir uma bancada em cima para apoio de objetos ou outro eletrodoméstico complementar. Identifique se vai inserir a tarefa de passar roupa nessa rotina e acople uma tábua de passar roupa.

  • Opte por móveis inteligentes

Móveis inteligentes são aqueles que conseguem aproveitar o espaço de forma prática, permitem encaixes, aproveitam cantos, possuindo dupla funcionalidade.   

Então, escolha armários e organizadores que permitam um encaixe perfeito dos eletrodomésticos. Por ser um espaço menor que outros da casa, os móveis verticais permitem um melhor aproveitamento, além de serem ótimos para ocultar vassouras, rodos e outros objetos.

+Saiba mais sobre como aproveitar os espaços da casa

  • Considere os pontos elétricos e hidráulicos no planejamento do espaço

Esse ponto é essencial para evitar a necessidade de extensões e ajuda na usabilidade do tanque e da máquina de lavar. 

É bom ficar atento à tensão das tomadas, pensando sempre na possibilidade de ter tomadas de 220v e de 110v identificadas.  Também nas tubulações de acesso ao esgoto para vazão direta da água.  

As torneiras podem ser flexíveis, o tanque também pode ser um item encaixado estrategicamente próximo à máquina de lavar para integrar o encanamento.

  • Considerações de acabamento: durabilidade e preservação

A área de serviço precisa ser de fácil limpeza, então peças que sejam fáceis de limpar são as melhores opções. 

Outro detalhe importante é considerar a umidade do local e optar por materiais reforçados ou medidas que privilegiam a durabilidade, por exemplo, armários de madeira precisam ser impermeabilizados. 

É comum o uso do porcelanato e pastilhas cerâmicas por ser funcional e possibilitar construir um ambiente esteticamente bonito e estiloso.

Agora que você já sabe os aspectos básicos essenciais para construir uma boa área de serviço, vamos às dicas estéticas para tornar esse ambiente agradável.  

+Veja: Tendências de decoração para 2022

Dicas de decoração para área de serviço 

A área de serviço pode seguir os mesmos tons e estilos da decoração do apartamento. Aqui estão algumas dicas que podem contribuir para um espaço mais organizado, intuitivo e bonito. 

  • Já sabemos que a iluminação tem uma capacidade imensa de contribuir com o ambiente. Na área de serviço é recomendável luz branca para tornar visível o espaço, pois é para ser prático e intuitivo. 
  • Escolha organizadores para separar roupa suja e roupa limpa, guardar os materiais de limpeza e manter o espaço agradável.
  • Use a criatividade! Azulejos, ladrilhos e prateleiras podem compor o ambiente de forma simples e ornamental.

+Os melhores sites de decoração: 6 lojas para se inspirar!


Conheça os empreendimentos da Zilli em São José

A Zilli tem como destaque de empreendimentos a construção de apartamentos de alto padrão através de uma arquitetura inovadora. São 40 anos de experiência no ramo da construção.


O Alameda Jardins está localizado em Campinas com entrega prevista para agosto de 2022.

Comprar apartamento Alameda Jardins

Já o Solo Blvd. está localizado no Kobrasol e tem entrega prevista para outubro de 2024:

apartamento em São José

Tudo sobre as nossas novidades, guias sobre São José, como esse de hoje, e inúmeras dicas de decoração, você pode receber caso deixe o seu contato:

    Vivian Zilli

    Vivian Zilli

    Vivian é mãe, empresária, formada em direito, sócia da Zilli Construtora e nas horas vagas ama estudar sobre decoração, ficando sempre antenada nas tendências de design e arquitetura.

    Deixe um comentário

    Close Menu

    Zilli Construtora

    Rua Koesa, 84
    Kobrasol, São José/SC
    CEP: 88102-310

    T: 48 3247-0132
    E: vendas@zilliconstrutora.com.br