Skip to main content

As novas tendências de paredes coloridas, bicolores e a combinação de móveis com diferentes cores trouxeram muitas dúvidas. Como ornar as tintas escolhidas com o cômodo e a decoração? Como não deixar o espaço com muita informação? 

Bem, estas respostas são encontradas com estudos de designers de interiores e uma boa dose de referências. O primeiro passo é definir uma linha que você deseja seguir na decoração da sua casa. Há quem goste de ambientes mais minimalistas, há quem goste de decorações coloridas e cheias de vida. Em ambas as opções, é possível prezar pela sofisticação e delicadeza.

Regra 60-30-10

Talvez você nunca tenha ouvido falar desta regra, ou quem sabe você já esteja familiarizado com ela. Mas a “60-30-10” é uma regra de design de interiores que divide um esquema de cores em porcentagens de uso das mesmas em um projeto.

– 60%: cor principal e predominante 

A cor principal deve representar cerca de 60% da cor usada no design do ambiente. Isso normalmente inclui a cor da parede, a cor do piso e um ou dois móveis. A cor principal também pode incluir cortinas e outros artigos decorativos.

– 30%: cor secundária

Os 30% referem-se à cor secundária, com apenas metade da saturação da cor principal. Ela se destaca bem menos que a cor principal, mas ainda assim toma boa parte do ambiente. Esta tonalidade serve para contrastar com a cor principal e destacá-la. Estes 30% criam profundidade e um realce na decoração.

– 10%: cor de realce 

A cor de destaque traz cerca de um terço da cor secundária (os 30%) e um sexto da cor de destaque (os 60%). Esta cor é designada como cor de realce para apontamentos. Seu objetivo é dar maior interesse e contraste a sua estratégia de cores, sendo a cor mais forte das três. Estes 10% são aplicados em almofadas, acolchoados, espelhos e outros objetos e artigos decorativos.

Tons neutros

Para quem não gosta muito de se arriscar em tonalidades fortes e prefere os mais sóbrios, os tons neutros e móveis clássicos ornam bem e deixam o ambiente requintado. Aos adeptos ao minimalismo, branco, cinza, gelo, off-white e outros tons claros marcam presença, tanto em paredes, quanto na decoração. O preto, o azul e o marrom são excelentes para contrastar com ambientes claros e servem como os 10% da regra 60-30-10.

Os tons neutros abrem um leque de possibilidades de combinação e é possível aumentar a capacidade de explorar outras cores de destaque para a decoração. Além disso, cores neutras não incomodam o olhar, são fáceis de ornar com novos adereços e é possível ter cor, sem que ela roube o brilho todo do ambiente.

Círculo cromático

O círculo cromático – também conhecido como “roda de cores” – é usado como um guia, através de uma paleta de cores, para combinar os melhores tons relacionados a design de interiores. Neste círculo, estão presentes as cores primárias, secundárias e terciárias (cores entre as cores primárias e secundárias).

Dentro desta roda de cores, é possível fazer combinações de duas maneiras, optando por cores análogas e cores complementares. Você pode selecionar cores análogas na roda, dentro do perfil de cores primárias, secundárias e terciárias, desde que estejam lado a lado na roda. Para um maior equilíbrio no resultado, aplique a regra 60-30-10.

Se optar pelas cores complementares, você deve escolher duas cores que estejam diretamente opostas dentro do círculo. Por exemplo: laranja e azul, se você escolher essas cores, adicione preto ou branco para uma cor de realce no ambiente.

Escolha um sistema que melhor funcione para os resultados que deseja obter e confie no potencial dos profissionais da área, que te ajudarão a fazer as melhores escolhas. É importante definir uma cor principal que estará em toda a casa, e o restante das cores você pode adicionar como principais de acordo com os cômodos. Essa estratégia manterá a decoração da sua casa fluida, elegante e autêntica.

Foto de uma área de lazer com piscina. Texto: Áreas de lazer incríveis; Localização privilegiada; Alto padrão e qualidade de vida. Saiba mais!

Está pensando em se mudar e começar do zero, um lugar para chamar de seu? A Zilli tem diversas opções excelentes para você!


Tudo sobre as nossas novidades, guias sobre São José, como esse de hoje, e inúmeras dicas de decoração, você pode receber caso deixe o seu contato:

    Vivian Zilli

    Vivian Zilli

    Vivian é mãe, empresária, formada em direito, sócia da Zilli Construtora e nas horas vagas ama estudar sobre decoração, ficando sempre antenada nas tendências de design e arquitetura.

    Deixe um comentário

    Close Menu

    Zilli Construtora

    Rua Koesa, 84
    Kobrasol, São José/SC
    CEP: 88102-310

    T: 48 3247-0132
    E: vendas@zilliconstrutora.com.br