Skip to main content

O convite de hoje é mergulhar nos museus e igrejas históricas de São José para conhecer a cultura local através da riqueza arquitetônica dos seguintes monumentos: 

  1. Museu Histórico de São José;
  2. Casa de Cultura “Nésia Melo da Silveira”;
  3. Igreja Matriz de São José;
  4. Irmandade de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos;
  5. Igreja de Nossa Senhora de Fátima e Santa Filomena;
  6. More em São José.    

1. Museu Histórico de São José

O prédio do Museu Histórico de São José foi construído em 1772 em um estilo colonial rústico português e uma dimensão de detalhes arquitetônicos. Ele é dividido em dois andares: o primeiro composto pela Biblioteca Pública do Município e o segundo andar formado por um conjunto de elementos socioculturais que formam uma exposição encantadora.

Seu acervo é composto por coleções de porcelanas, armamentos, mobiliários e instrumentos musicais que refletem a cultura açoriana. São mais de 3 mil peças de valor histórico que contam os costumes, a organização política e os aspectos da cultura local.

Visitar um museu é se conectar com um universo único e o Museu Histórico de São José é um passeio pelos primeiros anos do município que começou como uma pequena vila e que atualmente é umas das cidades com maior IDH do País.

+Leia mais sobre a história da cidade de São José

2. Casa da Cultura “Nésia Melo da Silveira”

A memória se torna eterna através das pessoas, pois somos parte da história de uma cidade.Primeiro, é preciso reconhecer que visitar a Casa da Cultura é mergulhar na cultura social construída na cidade de São José.

O casarão possui 7 salas que levam o nome de pessoas que foram representativas para São José, assim tem salas com os nomes de  Vó Nina, Sr. Zequinha, Baiá, Capitão Pedro Leite, Sr. Luza, Sr. Laércio Gonçalves.


Com 150 anos de história, a Casa da Cultura recebe o nome da Senhora Nésia Melo da Silveira, uma oleira falecida em 1994. O sobrado preserva a arquitetura original e simétrica, em que se destacam quatro portas, com sacadas, enquadramento original de cantaria e pilastras salientes é expressiva a arquitetura luso-brasileira.

+Roteiro de final de semana em São José.

3. Igreja Matriz de São José

Sabe aquela novela com sua história contada em um cenário romântico do interior?  Então, esse cenário charmoso é possível encontrar em São José ao visitar a Igreja Matriz localizada no centro histórico em frente a Praça Arnoldo de Souza.

A matriz foi construída no ano de 1765, a primeira capela da cidade. Com o tempo teve várias reformas, mas sempre manteve a integridade arquitetônica composta por uma fachada principal com abertura redonda, identificada como óculo localizado acima da porta principal, seguida do formato triangular típico do estilo neoclássico.

Possui uma única torre sineira quadrangular elevada a três lances, com destaque de quatro portas no piso, sacadas de púlpito e guarnecidas por grades decoradas. Impossível não se encantar com a magnitude da matriz como um monumento artístico e pausa para renovar a fé na vida.

4. Irmandade de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos

Com uma arquitetura simples e singular, a Igreja da Irmandade de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos é responsável por uma das tradicionais procissões de São José.

Localizada no Bairro Ponta de Baixo, a atual igreja já foi um hospital em 1849 para tratar enfermos da cidade, e tinha um projeto de construção composto por dimensões maiores. A capela da Irmandade de Nosso Senhor dos Passos foi fundada em 1855 e seis anos depois foi inaugurada.


A arquitetura da capela é influenciada pela colonização alemã em Santa Catarina, tal aspecto é artisticamente expresso nos ornamentais ecléticos, arcos trilobados e colunas triplas, coroados por capitéis jônicos.

+ Conheça os bairros mais procurados em São José.

5. Igreja de Nossa Senhora de Fátima e Santa Filomena

A  Igreja de Nossa Senhora de Fátima e Santa Filomena é um pouco da cultura germânica em nosso território e, provavelmente, a capela foi construída por imigrantes alemães durante o século XIX, pois eram devotos a Santa Filomena.

É a quarta igreja mais antiga de São José, localizada no bairro da Praia Comprida, com uma arquitetura simples e pequena. Destaca-se pelas janelas altas, torre piramidal e aberturas em arco pleno.  No seu interior tem uma imagem esculpida de madeira de Santa Filomena trazida da Itália em 1882.

Fonte iPatrimônio

Em 2012, a igreja foi reformada. Assim teve em seu entorno uma reurbanização que possibilitou que ficasse mais visível e valorizada. Além da arquitetura bonita, a Igreja possui uma festividade tradicional no mês de agosto: o louvor à padroeira Santa Filomena conta com novenas, quermesses, música e fogos de artifícios.

6. More em São José

Já pensou que todos esses lugares charmosos e incríveis podem estar ao seu alcance? Conheça os melhores empreendimentos para morar na cidade de São José.


A Zilli Construtora tem empreendimentos únicos e a oportunidade que você precisa para morar em uma cidade incrível. Conosco você pode garantir o apartamento em uma das regiões que mais cresce em Santa Catarina. Clique aqui e confira nossos empreendimentos!



O Alameda Jardins está situado em Campinas com finalização para os próximos meses:

Comprar apartamento Alameda Jardins

Já o Solo Blvd. está localizado no Kobrasol e tem entrega prevista para outubro de 2024:

apartamento em São José

Tudo sobre as nossas novidades, guias sobre São José, como esse de hoje, e inúmeras dicas de decoração, você pode receber caso deixe o seu contato:

    Vivian Zilli

    Vivian Zilli

    Vivian é mãe, empresária, formada em direito, sócia da Zilli Construtora e nas horas vagas ama estudar sobre decoração, ficando sempre antenada nas tendências de design e arquitetura.

    Deixe um comentário

    Close Menu

    Zilli Construtora

    Rua Koesa, 84
    Kobrasol, São José/SC
    CEP: 88102-310

    T: 48 3247-0132
    E: vendas@zilliconstrutora.com.br