Skip to main content

Home office ou escritório dentro de casa – como você preferir. Esses espaços vieram para facilitar e agregar ainda mais o nosso dia a dia. Desse modo, separamos algumas dicas importantes para construir esse ambiente de maneira confortável, elegante e ideal para você render igual ou melhor do que no local de trabalho. 

A tecnologia agora permite que as pessoas se conectem a qualquer momento, em qualquer lugar, a qualquer pessoa no mundo, a partir de praticamente qualquer dispositivo. Isso está mudando drasticamente a maneira como as pessoas trabalhar, facilitando a colaboração 24/7 com colegas separados por fusos horários, países e continentes.

Michael Dell, presidente e fundador da Dell

Além disso, também vamos abordar os seguintes tópicos:

História do home office

Antes de mais nada, vamos entender como e quando surgiu o home office.

Essa expressão inglesa que já entrou para o dicionário português, é traduzida como “escritório em casa”. Contudo, o conceito de home office não é restrito apenas para quem trabalha em casa, e sim, para o trabalho remoto, trabalho à distância, teletrabalho, qualquer ambiente que não seja o escritório tradicional. 

Siga a Zilli nas redes sociais

Tudo começou com a inovação das novas tecnologias e a popularização dos celulares e computadores, possibilitando a criação de um espaço de trabalho dentro de casa. Quanto mais o custo de equipamentos ia caindo, maior era o acesso às ferramentas digitais. 

Logo após o surgimento do home office nos Estados Unidos, essa prática chegou ao Brasil. Em 1999, com a instituição da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades (SOBRATT), o trabalho remoto começou a ficar ainda mais popular.

Todavia, apenas no ano de 2020, com a chegada da pandemia, o home office se tornou algo conhecido e praticado por toda a população mundial.

+ Como aproveitar melhor os espaços de casa

Vantagens de ter um escritório dentro de casa

Atualmente, mesmo após passar a pior fase da pandemia, o home office continua presente na maioria das empresas por apresentar benefícios tanto para o contratante quanto para o contratado. Veja algumas delas:

  • Economia

Quando você está trabalhando de maneira 100% remota, muitos custos operacionais não existem. Por exemplo: aluguel, conta de água e internet, energia, IPTU, manutenção, entre outras contas fixas de um escritório tradicional.

Para o contratado, o maior benefício vai em relação à locomoção, todo o gasto com gasolina ou passagem de ônibus é eliminado, além, é claro, do tempo perdido com o deslocamento.

+ Descubra como valorizar o seu imóvel

  • Flexibilidade

Através do home office, conforme for a escala de trabalho, existe a possibilidade de planejar melhor o tempo do andamento de cada atividade.

Desse modo, os colaboradores podem escolher os momentos em que se sentem mais produtivos para realizar as tarefas diárias. Além disso, também é possível lidar com imprevistos sem atrapalhar o andamento do trabalho.

  • Privacidade e conforto

No dress code. Ao ter um escritório em casa, a privacidade é algo garantido, com maior conforto tanto com roupas quanto com músicas, pausas, se alongar, etc. Uma das grandes vantagens é não perder tempo com conversas tradicionais do trabalho presencial que tendem a atrapalhar o desempenho diário.

+ Veja também como automatizar o seu apartamento 

5 dicas de decoração para o home office

Para conseguir aproveitar ainda mais o ambiente de home office, é preciso ter alguns móveis específicos e um local bem iluminado para manter o foco e não perder tempo com possíveis distrações.

Acompanhe essas dicas de decoração para melhorar ainda mais o seu espaço dentro de casa:

  1. Invista em iluminação

Em primeiro lugar, busque trabalhar num ambiente claro e bem iluminado. Portanto, direcione esse espaço perto de janelas e com entrada de luz natural. Caso não exista essa possibilidade, opte por abajures e luminárias estilosas. Assim, o seu ambiente fica reluzente e com maior facilidade para trabalhar.

+ 4 dicas para você decorar o seu apartamento

  1. Aposte num visual de fundo

Uma estante com livros e fotos, um quadro, uma prateleira com porta-retratos, um armário antigo. Seja o que for. Ter um visual do ambiente diferenciado, deixa as suas reuniões online’s mais cativantes e mostram que você se importa com o que está fazendo mesmo sem estar trabalhando presencialmente. Além disso, é possível gerar curiosidade entre as pessoas com quem você se reúne virtualmente.

  1. Cadeira e mesa confortáveis são fundamentais

A cadeira é um dos móveis mais importantes para realizar um home office de um modo confortável e agradável. Desse modo, recomendamos que você invista numa cadeira gamer, com acolchoado resistente e, principalmente, aconchegante. Você passará boa parte do tempo sentado, então escolha bem esse local.

Semelhantemente está a mesa. Ela precisa ter medidas parecidas com a cadeira e ser prática, com espaço necessário para você realizar as tarefas do dia a dia.

  1. A natureza é sempre bem-vinda

Apostar em plantas e flores é uma ótima opção para dar mais vida ao espaço de home office. Ainda, conseguem quebrar um pouco a seriedade do ambiente de trabalho em casa e dar um toque natural para a casa em si. Veja também como aplicar a sustentabilidade dentro do seu apartamento.

  1. Sem internet, sem trabalho

Por último, mas não menos importante, está o investimento numa internet de qualidade. Não fique travando direto numa reunião importante. Quanto mais rápido for o seu wifi, menos tempo você irá perder. 

Tenha o melhor espaço home office

Em conclusão, precisamos te apresentar o Alameda Jardins, um dos mais novos empreendimentos da Zilli Construtora, com entrega prevista para os próximos meses. Nele você encontra plantas de 78 m² até 172 m², com espaços perfeitos para você criar o seu home office ideal.

Além disso, o Alameda Jardins conta com um Office Compartilhado nas áreas comuns, ideal para trabalhar com todo o conforto possível. 

Venha conhecer mais sobre esse empreendimento de alto padrão:

Comprar apartamento Alameda Jardins

Dicas de decoração, roteiros de São José e novidades sobre a Zilli Construtora você pode receber caso deixe o seu contato:

    Vivian Zilli

    Vivian Zilli

    Vivian é mãe, empresária, formada em direito, sócia da Zilli Construtora e nas horas vagas ama estudar sobre decoração, ficando sempre antenada nas tendências de design e arquitetura.

    Deixe um comentário

    Close Menu

    Zilli Construtora

    Rua Koesa, 84
    Kobrasol, São José/SC
    CEP: 88102-310

    T: 48 3247-0132
    E: vendas@zilliconstrutora.com.br