Entender sobre o estilo moderno e estilo contemporâneo pode ajudar a fazer as melhores combinações para um design de interiores elegante.
O papel da decoração moderna e da contemporânea é proporcionar um estilo único para sua casa através de um design que irá surpreender a todos — inclusive você. Isso porque com essa decoração, existe a busca por trazer funcionalidade, minimalismo, beleza e conforto em cada lugar do seu lar.
O convite é saber tudo sobre esses dois estilos e suas diferenças para poder harmonizar móveis, cores, objetos e acabamentos do seu apartamento. Veja:
- Tudo que você precisa saber sobre o design moderno;
- Tudo que você precisa saber sobre o design contemporâneo;
- E qual a diferença entre o design contemporâneo e o design moderno?
- Conheça a arquitetura dos apartamentos da Zilli Construtora.

Tudo que você precisa saber sobre o design moderno
O design moderno tem uma referência de estilo que se inicia em 1800 com o movimento modernista. Lembram?! Conjunto de movimentos culturais, escolas e estilos que ocorreram nas artes e o design da primeira metade do século XX.
“Menos é Mais”
(arquiteto Ludwig Mies van der Rohe)
Na arquitetura e design de interiores, o estilo moderno se apoia em móveis funcionais, delineamento limpo, reto, suave, nítido e com formas elegantes como detalhes, por exemplo: pés dos móveis afunilados.
+Veja sobre seis dicas de decoração para sua casa
A palavra que define o estilo moderno é: elegância e funcionalidade. O design moderno usa aço tubular, fibra de vidro e madeira compensada como materiais para criar peças texturizadas.
A paleta de cores define bastante o design de interiores em estilo moderno. Geralmente cores neutras que podem ou não vir, acompanhadas de uma segunda cor quente. É comum uma paleta de cores terrosa.
“A casa é uma máquina de morar”
(arquiteto Le Corbusier)
A fala do arquiteto e designer modernista Le Corbusier representa o entrelaçamento da tecnologia com a arquitetura para uma dinâmica funcional.
+Roteiro para a decoração de um apartamento até 100 m²
Tudo que você precisa saber sobre o design contemporâneo
O estilo contemporâneo é o hoje e, portanto, está sempre em evolução. Ele propõe uma releitura do modernismo e por causa disso é confundido. É um design que surge entre o século XX e XXI Sendo assim, o racionalismo, também presente no modernismo, inspira a linguagem contemporânea.
Na arquitetura contemporânea, sem sombra de dúvidas, a palavra será: atualidade e personalidade. O foco é o bem-estar dos moradores, a sustentabilidade como movimento social de destaque e a tecnologia para equipamentos e materiais para rapidez e praticidade.
“A palavra significa, inevitável, coisas diferentes para pessoas diferentes; o que para mim é contemporâneo não o será, necessariamente, para todos nós”.
(Barraclough)
Esteticamente, o design será também em linhas mais retas, mas aqui os formatos irregulares são presentes com curvas, móveis rebaixados ou no chão, será comum camas e sofás sem pés, por exemplo, objetos volumosos que remetem ao aconchego.
As cores trazem uma proposta de alto contraste que permite combinações ousadas, visual monocromático, paletas mais rígidas e mistura de texturas.
Entenda como o círculo cromático – conhecido como “roda de cores” – é usado como um guia, para combinar os melhores tons relacionados a design de interiores.
Agora que você já sabe as características mais marcantes do design contemporâneo e moderno, é possível identificar as diferenças entre os dois estilos de design de interiores.
+Como combinar plantas na decoração?
E qual a diferença entre o design contemporâneo e o design moderno?
O design interior baseado no modernismo terá como marca o minimalismo, dando enfoque à funcionalidade dos móveis, optando pela simplicidade e o básico para um espaço organizado.
A principal dica de decoração para um design de interiores em estilo moderno é retirar os excessos de ornamentos e acessórios. Sem objetos miúdos ou bugigangas sem função espalhadas pela casa. Lembre-se:
- Elementos simples;
- Cores básicas;
- Linhas limpas;
- Espaços organizados com funções definidas.

+Veja quatro dicas de decoração para seu apartamento
Já o estilo contemporâneo incorpora referências do mundo atual com personalidade e com a superação de regras e normas, permitindo uma variedade de estilos sem perder a harmonia. Há uma valorização pelas formas, curvas, uso de materiais tecnológicos, conceitos abertos e sem divisórias.
- Padrões sinuosos;
- Cores primárias como contraste;
- Formas geométricas
- Texturas

+Curiosidades sobre os bairros de São José
Nem só de diferenças vive a arquitetura, na verdade, as semelhanças são comuns quando se fala de estilos moderno e estilo contemporâneo. Um exemplo: em ambos os estilos, o layout será aberto com divisões do espaço criadas visualmente com a disposição dos móveis, cores e texturas.
O minimalismo pode ser adotado para a criação de ambientes amplos, móveis funcionais e uma proposta mais clean e neutra tanto no estilo moderno quanto contemporâneo. Isso porque o contemporâneo se inspira no moderno, desta forma são estilos intercambiáveis.
Acompanhe o nosso Instagram para saber mais curiosidades.
Conheça a arquitetura dos apartamentos da Zilli Construtora em São José
A Zilli tem como destaque de empreendimentos a construção de apartamentos de alto padrão através de uma arquitetura inovadora, moderna e que propõe o bem-estar como principal objetivo.
São 40 anos de experiência no ramo da construção, facilitando a sua vida na procura de um apartamento na planta ou já construído.
O Alameda Jardins está localizado em Campinas com entrega prevista para o final do mês de agosto de 2022.

Já o Solo Blvd. está localizado no Kobrasol e tem entrega prevista para outubro de 2024:

Tudo sobre as nossas novidades, guias sobre São José, como esse de hoje, e inúmeras dicas de decoração, você pode receber caso deixe o seu contato: