Skip to main content

É necessário pensar além dos móveis, ao idealizar um lar. Antes de tudo, o espaço em que habitamos é um reflexo de quem somos, mas também do mundo em que vivemos. Por isso, se voltarmos o nosso olhar para o meio ambiente e para as mudanças da nossa sociedade, entendemos a necessidade, cada vez mais palpável, de trazer a sustentabilidade para dentro de casa. A decoração sustentável é uma forma fácil de aplicar isso.

Antes de entendermos como criar um lar eco-friendly, é necessário ressaltar que a decoração sustentável não é um desafio, mas sim uma solução para um lugar aconchegante, eficiente e inteligente. Ela vai se somar às histórias, memórias e aos momentos de carinho que se criam em uma residência, tornando-a um refúgio consciente. Fique até o final do texto para entender o porquê!

Agora, vamos lá! Veja como inserir toques sustentáveis na decor, em alguns passos:

  • Os 3 Rs da decoração sustentável
  • Dicas para criar um lar eco-friendly
  • Sustentabilidade em edificações

Sustentabilidade: a importância das iniciativas verdes

Os 3 Rs da decoração sustentável

 Sala de estar ampla, com piso de madeira, mesa de centro circular do mesmo material e sofás e poltronas brancos. Decoração sustentável também é sinônimo de exclusividade
Pratique a decoração sustentável e busque aumentar a vida útil de móveis

Repensar, reutilizar e recriar. Com essas palavras em mente, conseguimos colocar a decoração sustentável em prática. Vamos entender cada uma das três para que você perceba como a sustentabilidade está nos detalhes.

Um lar eco-friendly não demanda altos investimentos. Contudo, para tê-lo, precisamos de tempo, criatividade e, quem sabe, um pouco da ajuda da família e amigos para tornar esses momentos mais leves e divertidos!

O primeiro R, quando pensamos em sustentabilidade, é repensar. Essa é uma das atitudes que qualquer um de nós pode tomar. Em suma, é necessário mudar as formas de consumo e apostar na economia cíclica.

No caso da decoração sustentável, isso é traduzido da seguinte forma: Ao invés de comprar um móvel ou item de decor novo, o que é possível fazer com o que eu já tenho em casa?! Agora, temos a deixa para o segundo R: Reutilizar

Reutilizar algo pode trazer resultados surpreendentes. O sofá não combina com a cor das paredes do novo apartamento? Que tal estofá-lo com outro tecido?! Está precisando de um novo abajur? Tenho certeza que uma feira de antiguidades ou um antiquário têm opções únicas para o seu lar! Aqueles discos de vinil antigos, que compõem uma coletânea incrível, podem sair de armários e serem revelados em uma estante descolada, juntamente com quadros e fotografias.

Quando damos nova vida para os objetos, construímos histórias e criamos um ambiente repleto de memórias!

Seguindo essa linha, vamos para o último R: Recriar. Recriar e reutilizar podem soar parecidos, mas o primeiro demanda um pouco mais de criatividade e inspiração. Essa é a hora de buscar referências no Pinterest e sites de decoração e soltar a imaginação! Passe a ver produtos, aparentemente, descartáveis, como tesouros!

Dicas para criar um lar eco-friendly

Decoração sustentável com plantas: Sala de estar, com um sofá azul, almofada estampada. Ao lado esquerdo dele, tem uma planta alta, com troncos finos e compridos e folhas bem verdes.
Toda decoração sustentável precisa ter um toque de verde. Construa um refúgio consciente com plantas!

Ao passo que você entendeu os princípios de uma decoração sustentável e já tem algumas inspirações, vamos para dicas práticas de como criar um lar eco-friendly:

  • Aposte em materiais naturais: Madeira de demolição, tecidos de algodão e até mesmo restos das obras são bem-vindos. Aplique essas dicas no início da reforma e perceba como alguns custos podem diminuir!
  • Cultive plantas: A sensação de aconchego aumenta com a presença de plantas. Elas também trazem diferentes texturas para o ambiente. Elas, com certeza, são essenciais para um refúgio consciente. As plantas também podem ajudar na umidade. Além do mais, é comprovado que elas são aliadas aos cuidados com a saúde mental. Até mesmo quem não está acostumado a ser ‘pai de planta’, pode apostar em espécies como Espada-de-são-jorge, jiboia, samambaias e costela-de-adão. Se você já estiver acostumado com as regas e cuidados, avance de nível e crie uma horta em casa!
  • Tecnologia está aqui pra ajudar: Como já mencionamos anteriormente, a decoração sustentável vai além da decor. Um lar eco-friendly também tem toques de tecnologia, que reduzem gastos desnecessários. Troque lâmpadas fluorescentes por LED e, quando possível, automatize processos, visando a diminuição do desperdício. Integre os eletrodomésticos do seu lar com o smartphone e realize o comando de tarefas nos momentos mais propícios. Um exemplo é agendar a lavagem e secagem de roupas para o horário estimado da chegada em casa. 

Como ter um apartamento sustentável?

Sustentabilidade em empreendimentos

Por enquanto, falamos muito sobre as escolhas que podemos fazer para decorar nosso lar com mais sustentabilidade. Porém, a mais importante delas, ainda não foi mencionada. Antes da decoração sustentável, precisamos levar em consideração se o empreendimento em que moramos também leva esse assunto a sério. 

A Zilli Construtora tem como um dos seus pilares o cuidado com o meio ambiente e, consequentemente, com os moradores que escolhem um dos empreendimentos para ser um refúgio consciente, onde um novo capítulo será escrito. 

A iluminação LED é usada nas áreas comuns. Em comparação com as lâmpadas incandescentes e fluorescentes, essa opção consome menos energia e tem um tempo de vida maior do que as outras. Além disso, ela não tem componentes tóxicos, como mercúrio. Quando descartada incorretamente, essa substância polui a natureza.

A utilização de LED nas áreas comuns se soma à instalação de painéis de energia solar – uma fonte limpa, renovável e sem prejuízos para o nosso planeta. 

E a sustentabilidade continua quando o assunto é água. Nesse sentido, os empreendimentos da Zilli Construtora têm captação da chuva para fins como limpeza e irrigação do jardim. Por fim, os vasos sanitários contam com o sistema dual flush, que regula os gastos hídricos dependendo da descarga. 

De pouco a pouco, a mudança de hábitos é feita. Os moradores que quiserem ir além, podem usufruir das vagas de garagem com carregador para veículos elétricos e das bicicletas compartilhadas disponibilizadas pelos condomínios. Dessa forma, a Zilli Construtora consegue fazer com que a decoração sustentável expanda cada vez mais e atinja novos espaços, para além dos lares. 

Crie seu lar eco-friendly com a Zilli Construtora

A Zilli Construtora acredita que a sustentabilidade é chave para um futuro tranquilo, com mais bem-estar e qualidade de vida. Por isso, os empreendimentos, Solo Blvd. e Alameda Jardins, contam com tantas inovações. 

Para descobrir o poder transformador de morar em um espaço com todos esses privilégios, deixe seu contato abaixo. 

    Vivian Zilli

    Vivian Zilli

    Vivian é mãe, empresária, formada em direito, sócia da Zilli Construtora e nas horas vagas ama estudar sobre decoração, ficando sempre antenada nas tendências de design e arquitetura.

    Deixe um comentário

    Close Menu

    Zilli Construtora

    Rua Koesa, 84
    Kobrasol, São José/SC
    CEP: 88102-310

    T: 48 3247-0132
    E: vendas@zilliconstrutora.com.br