Escolher um apartamento é uma das decisões mais difíceis e importantes para serem tomadas quando estamos procurando por um local para morar. No texto de hoje iremos abordar a diferença entre as áreas privativas, comuns, úteis e total, buscando encontrar uma melhor maneira para otimizar os espaços de um imóvel.
Já antecipando, essas denominações não são sinônimos. Cada área possui uma diferença específica, por mais simples que ela seja. Entretanto, muitas vezes, elas têm interpretações bem erradas na hora de comprar um imóvel.
Por isso, continue lendo essa matéria para entender todas as diferenças entre elas.
Áreas de um apartamento
Existem duas categorias diferentes para a realização da análise das áreas, uma específica para os apartamentos e outra para o empreendimento por completo. Dessa maneira, podemos dizer que a área total do empreendimento é a soma da área privativa de todos os apartamentos junto com os espaços comuns e de transição do condomínio. Entenda o que significa cada área:
Área Privativa
Essa área é reservada para todos os espaços da porta de entrada para dentro, incluindo as paredes, pilares e até as vagas de garagem.
Todas as áreas internas dos apartamentos, seja o local de circulação, os espaços mobiliados, sacadas e todos os outros cômodos estão agregados na área de uso privativo dos proprietários.
É esta área que está presente na escritura e na matrícula dos imóveis.
+ Saiba mais sobre as plantas dos nossos empreendimentos
Área Comum
É o conjunto de espaços que todos os moradores podem frequentar. Aqui estão incluídos a portaria, hall de entrada, locais de lazer – como piscina interna ou externa, salão de jogos, playground, espaço gourmet, academia, churrasqueira – e os espaços de circulação – como as escadas, elevadores, corredores e até as áreas de circulação da garagem. Independente do tamanho da planta do apartamento, todos os condôminos possuem a mesma fração de espaço da área comum.
A área comum é um dos únicos itens que não entra na categoria dos apartamentos, contemplando apenas a classe do empreendimento em geral.
Rooftop com área comum? Conheça o Solo Blvd.
Área Útil
Conhecida por alguns corretores imobiliários como área de vassoura ou varredura, é a dimensão do apartamento sem considerar as delimitações dos espaços. É o que efetivamente se aproveita do imóvel tanto para o layout do mobiliário quanto para a utilização em si.
Em outras palavras, a área útil é o conjunto de todos os espaços que não são paredes.
Esta categoria serve para uma avaliação geral, seja dos espaços dos apartamentos seja do tamanho da área útil do condomínio por inteiro.
Lembrando que, as paredes e pilares geralmente ocupam de 10% a 20% da metragem total de um imóvel. Ou seja, quando você for comprar um apartamento de 80 m², provavelmente ele terá no máximo 64 m² de área útil. Por isso, tenha muito cuidado na hora de ver um anúncio, analisando e certificando se ele está falando da área privativa ou área útil.
Aproveite também para seguir a Zilli nas redes sociais:
Área Total
Existem dois tipos de área total: do apartamento e do empreendimento.
A área total do apartamento é a soma entre área privativa + área comum (fração dividida entre todos os moradores) do imóvel. Já a área total do empreendimento é a somatória de todas as áreas privativas e comuns.
A Ziili Construtora
Atualmente, inúmeras pessoas optam por comprar apartamentos com plantas inteligentes, que possuam uma otimização de toda a área útil, como a abertura dos espaços entre cozinha e sala de jantar e estar, leves separações entre cozinha e lavandeira, com o uso de painéis no lugar de paredes, entre outros. Resumindo, quanto menos paredes, melhor.
A arquitetura é antes de mais nada construção, mas, construção concebida com o propósito primordial de ordenar e organizar o espaço para determinada finalidade e visando a determinada intenção.
Lúcio Costa
Há mais de 40 anos trabalhando na Grande Florianópolis em empreendimentos de alto padrão, a Zilli Construtora sempre procura pela otimização de todos os espaços, seja das áreas úteis dos apartamentos, seja dos espaços comuns.
Caso você esteja procurando por apartamentos com plantas inteligentes, com todo o conforto, uso smart house e com design diferenciado, entre em contato conosco agora mesmo.
Tudo sobre as nossas novidades, guias sobre São José, como esse de hoje, e inúmeras dicas de decoração, você pode receber caso deixe o seu contato: