Skip to main content

Na sociedade atual, vivemos um avanço tecnológico extremamente rápido. Segundo Thomas Friedman, colunista do The New York Times, a tecnologia tem avançado mais rápido do que a capacidade humana desde o início do século XX. Você sabe qual é o último avanço tecnológico no mercado imobiliário? Confira neste artigo sobre Smart House!

O que é uma Smart House?

Uma Smart House — do inglês, casas inteligentes — nada mais é do que uma casa automatizada digitalmente. Luzes que ligam automaticamente, a porta da garagem que abre sozinha quando você chega em casa e até cafeteiras que te esperam com o café pronto na hora que você acorda são possibilidades dentro de uma casa totalmente smart

Com a ajuda do seu smartphone, tablets, computadores ou teclados integrados, você consegue controlar a distância diversas utilidades da sua casa. A sua Smart House te dá a possibilidade de definir como um equipamento deve agir em determinado horário e data, antes que este evento aconteça. Por exemplo: deixar o ar condicionado programado para ligar em determinado horário do dia quando a temperatura interna da casa começa a aumentar.

Como a integração automatizada acontece?

A automatização acontece pela rede de internet Wifi e depende de aparelhos e aplicativos específicos para esse tipo de inteligência. Estes aparelhos smart são capazes de criar uma interação entre software e hardware e quando se comunicam entre si, têm a possibilidade de serem controlados a distância através do seu smartphone, tablet ou computador. Lâmpadas, cortinas, tvs, aparelhos de som, geladeiras, alarmes e câmeras de segurança podem ser automatizados através de aplicativos próprios, mas caso você não queira manipular diversos aplicativos ao mesmo tempo, você pode centralizar todo o controle em um software de gerenciamento.

O que pode ser automatizado na minha Smart House?

Qualquer aparelho que funcione com eletricidade pode ser automatizado. Porém, de acordo com o grau de tecnologia de cada aparelho, sua adaptação será mais simples ou mais sofisticada. 

A automação de um aparelho que não é smart pode ser a adição de gadgets (ou dispositivos, em português) em sua estrutura. Por exemplo, você pode inserir um dispositivo especial entre o cabo de energia e a tomada. Este dispositivo se conectará via wifi ou bluetooth a um aplicativo que medirá informações como consumo de energia, tempo de uso e a possibilidade de agendar eventos, como uma torrada quentinha antes mesmo de você acordar pela manhã. 

Um exemplo deste tipo de dispositivo são os smart plugs que funcionam ativando e desativando o fornecimento de energia aos aparelhos, controlando assim quando eles estão ligados ou desligados. Você conecta o smart plug a sua rede wifi e através de aplicativo próprio define quais eletrodomésticos receberão energia elétrica.

Caso o eletrônico já tenha a função smart, ele só precisará ser configurado com a sua rede wifi e integrado no sistema gerenciador da sua preferência.

Quais produtos comprar para uma Smart House?

Confira alguns exemplos de produtos presentes no mercado que podem ser inseridos no seu projeto de casa smart:

Google Nest Mini: Este é o assistente virtual da Google, através dos comandos de voz, este aparelho controla e gerencia diversos dispositivos smart. Você pode ouvir suas playlist preferidas, as últimas notícias, acessar aplicativos como Youtube e Chromecast, ativar lembretes, conferir a previsão do tempo, definir timers, diminuir e aumentar as luzes, ligar a tv, entre tantas outras funções.

Philips Hue: Estas lâmpadas da marca Philips são habilitadas via bluetooth e aplicativo e podem ser controladas por assistentes de voz, como o Google Nest Mini e a Amazon Alexa. Através destes controles, você pode regular a cor da luz e a sua intensidade.

Robô Aspirador de Pó Inteligente Roomba® i7 iRobot: Este aspirador de pó vai conquistar todos aqueles que sonham em chegar em casa depois do trabalho e a casa está limpa. Ele também conta com a compatibilidade com assistentes de voz e aplicativos próprios, e através desses gerenciadores, você pode programar o seu aspirador de pó para mapear os cômodos e escolher quais serão limpos em cada horário do dia e bloquear áreas da sua casa que você não quer que ele acesse. Além disso, o Roomba também “memoriza” e mapeia a sua casa para que depois de aprender a sua rota, ele não bata mais contra os móveis e consiga saber exatamente onde ir e calcular a sua rota.

Smart Camera Wifi: As smart houses não perdem no quesito segurança. Com diversas opções de câmeras smart no mercado, você pode vigiar a sua casa em tempo real através do seu celular. Você conecta essas câmeras na sua rede wifi e através de aplicativos próprios, você assiste às gravações pelo seu smartphone, podendo tirar fotos e gravar trechos que achar importantes. 

Interruptores Wifi: Juntamente com as lâmpadas smart, os interruptores wifi fazem o controle à distância da iluminação da sua casa. Estes interruptores funcionam de forma similar aos smart plugs, através do aplicativo próprio instalado no seu smartphone, você controla o fornecimento de energia elétrica às luzes conectadas ao interruptor, escolhendo quais estarão ligadas ou desligadas sem precisar estar presente fisicamente no cômodo escolhido.

Como transformar a minha casa em uma Smart House?

Para iniciar o seu projeto de Smart House, você deve seguir três passos simples:

1- Tenha uma boa conexão a Internet e um bom roteador: para que os seus sistemas de automação funcionem, é necessário que a Internet chegue de forma constante a uma velocidade de pelo menos 15 a 20 mega, a todos os cômodos que tenham dispositivos conectados.

2- Defina como será feita a automação da sua casa: para automações mais simples é possível utilizar apenas um smartphone como gerenciador, porém em projetos mais completos, talvez haja a necessidade de investir em assistentes de voz, ou hubs (controles remotos universais responsáveis por integrar diversos dispositivos em sistemas de automação residencial mais complexos e sofisticados). 

3- Compre dispositivos compatíveis: após você definir qual será o gerenciador dos seus dispositivos smart, comece a busca por aqueles que são compatíveis com seu gerenciador, seja ele um smartphone, um assistente de voz ou um hub. Esta informação deve estar contida nas especificações técnicas dos produtos. Lembre-se que se o produto não for compatível com o seu gerenciador, dificilmente haverá alguma modificação que tornará essa compatibilidade possível.

Pronto para começar seu projeto de smart house? Seja um projeto de entretenimento ou segurança, viver no futuro tornará a sua rotina ainda mais eficiente e interativa! E para dar mais um passo em direção ao futuro, conheça o nosso empreendimento Alameda Jardins, ele possui fechadura eletrônica e tomadas USB, o lugar perfeito para começar a sua smart house!


Tudo sobre as nossas novidades, guias sobre São José, como esse de hoje, e inúmeras dicas de decoração, você pode receber caso deixe o seu contato:

    Vivian Zilli

    Vivian Zilli

    Vivian é mãe, empresária, formada em direito, sócia da Zilli Construtora e nas horas vagas ama estudar sobre decoração, ficando sempre antenada nas tendências de design e arquitetura.

    Deixe um comentário

    Close Menu

    Zilli Construtora

    Rua Koesa, 84
    Kobrasol, São José/SC
    CEP: 88102-310

    T: 48 3247-0132
    E: vendas@zilliconstrutora.com.br