Nem só de smart houses e prédios espelhados se faz a arquitetura, certo? O nosso país foi e é palco de alguns dos maiores nomes da arquitetura mundial com prédios históricos de tirar o fôlego. Para celebrar estes profissionais tão importante para a nossa identidade, reunimos os maiores marcos da arquitetura no Brasil, confira:
Praça da República
Foto: Veja São Paulo
Localizada no centro da cidade de São Paulo, a Praça da República, originalmente, era o local em que paulistanos assistiam a rodeios no século XIX. No dia 15 de
Novembro de 1889, a proclamação da república foi anunciada dando o nome à famosa praça. A Praça da República abriga diversos prédios icônicos para a arquitetura no Brasil. O Edifício Caetano de Campos, presente na fotografia acima, foi desenhado pelos arquitetos, Antônio Francisco de Paula Souza e Ramos de Azevedo. Outro prédio importante presente na Praça da República é o Edifício Eiffel, projetado por Oscar Niemeyer.
Foto: Nelson Kon
Casa Txai
Foto: Studio MK27
No campo residencial, a Casa Txai construída em Itacaré pelo arquiteto Márcio Kogan inspira todos aqueles apaixonados pelo estilo moderno de arquitetura. A casa possui 640 m² e se destaca por ser um projeto totalmente horizontal, tirando proveito do terreno em diferentes níveis para que não haja nenhuma verticalização na arquitetura, ou seja, não há nenhum tipo de escada interna apesar de haver desnível entre os cômodos.
360⁰
Foto: Veja SP
Projetado por Isay Wenfield, o 360 é um prédio residencial localizado no bairro Alto de Pinheiros em São Paulo capital. Ele tem como principal proposta ser um modelo de habitação multifamiliar que tem uma vista privilegiada de todos os apartamentos. Ele contém 62 apartamentos com 7 tipos diferentes de plantas que variam sua metragem quadrada entre 130, 170 ou 250 m². Seu principal diferencial é que todas as laterais do prédio foram pensadas como fachadas independentes, sem haver hierarquia entre fachadas principais e secundárias.
Palácio Gustavo Capanema
Foto: Oscar Liberal
O Palácio Capanema, também conhecido como Ministério da Educação do Rio de Janeiro, é um dos marcos mais importantes da arquitetura no Brasil. Ele une as linhas retas e geométricas características da arquitetura moderna com os azulejos típicos do período colonial. Ele foi desenhado pelo arquiteto Lucio Costa em 1936 e desde 2019 vem passando por diversas restaurações guiadas pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Apesar do projeto final ter sido assinado por Costa, a concepção deste prédio passou por outras mentes brilhantes da arquitetura no Brasil como: Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, Carlos Leão, Ernany de Vasconcelos e Jorge Machado Moreira além de consultoria especial do pai da arquitetura modernista, o francês Le Corbusier e projeto artístico feito por Cândido Portinari. Parada obrigatória para os amantes de arquitetura passando pela cidade maravilhosa!
Auditório Ibirapuera
Foto: Nelson Kon
Projetado por um dos maiores nomes da arquitetura no Brasil, Oscar Niemeyer, o Auditório do Ibirapuera é destinado a apresentações musicais que acontecem no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Construído em 2005, o auditório foi palco de diversos eventos importantes como o Grammy Latino em 2008. Niemeyer considerou este projeto, juntamente com o Pavilhão Lucas Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, popularmente conhecido como Oca (também presente no Parque Ibirapuera), um dos seus mais importantes projetos.
Qual marco da arquitetura no Brasil é o seu preferido? E qual é a mais importante obra arquitetônica na sua cidade? Conta pra gente!
Não se esqueça que para continuar recebendo conteúdos relevantes e atualizados sobre arquitetura, decoração e mercado imobiliário, continue acompanhando a Zilli Construtora pelo nosso blog e pelas redes sociais.
Tudo sobre as nossas novidades, guias sobre São José, como esse de hoje, e inúmeras dicas de decoração, você pode receber caso deixe o seu contato: