Economizar água, reduzir o consumo de energia e realizar um sistema de coleta seletiva de lixo. Sim. Morar em um apartamento de alto padrão, também é pensar na sustentabilidade e no meio ambiente. Afinal, qualquer ato já influencia na diminuição dos impactos ambientais negativos, ainda mais com a ajuda de grandes projetos sustentáveis.
Pensando nisso, a Zilli elaborou um conteúdo completo com tudo o que você precisa saber sobre a sustentabilidade em apartamentos:
- O que é e qual o impacto da sustentabilidade?
- Como aplicar em projetos?
- Sustentabilidade nos apartamentos e empreendimentos da Zilli.
Projetos sustentáveis?
Conheça os nossos empreendimentos
O que é e qual o impacto da sustentabilidade?
Em primeiro lugar, vamos entender o que é sustentabilidade e qual o impacto dela para as nossas vidas e para a natureza.
Resumidamente, a sustentabilidade está relacionada a qualquer prática realizada em prol da preservação do meio ambiente. Ou seja, todos os atos de conservação, defesa, favorecimento e apoio à natureza são considerados positivos para o desenvolvimento sustentável.
A sustentabilidade surgiu no ano de 1972, na Conferência de Estocolmo. A qual tinha como objetivo principal discutir o impacto humano para o meio ambiente e, assim, encontrar uma maneira de atender às exigências do presente sem prejudicar as gerações futuras.
Buscando refletir ainda mais sobre esse tema, a ONG Global Footprint Network (GFN) criou, em parceria com o instituto de pesquisas britânico News Economics Foundation, o Dia de Sobrecarga da Terra: uma data mundial que registra o momento em que a humanidade acabou com todos os recursos naturais que o planeta é capaz de renovar durante um ano.
De acordo com dados da GFN, os recursos utilizados pela população mundial é equivalente a de 1,7 planetas, quase o dobro da capacidade de renovação da Terra.
Como aplicar a sustentabilidade em projetos?
Agora, trazendo mais para a nossa especialidade, é preciso entender e saber como aplicar a sustentabilidade em projetos arquitetônicos, seja para apartamentos e condomínios, seja para casas e lojas comerciais.
São vários passos que pode aplicados para deixar o seu projeto de acordo com o que prega o desenvolvimento sustentável. Acompanhe as seguintes dicas:
- Aproveite a sustentabilidade do próprio terreno.
A circulação do vento e a entrada de luz solar são alguns dos fatores que podem ser aproveitados para economizar os gastos com a energia, tanto com a instalação de controladores de temperatura como de iluminação.
+ Como aproveitar melhor os espaços de uma casa
- Atente-se a utilização da água
Captar a água da chuva, reaproveitar a água do banho e da máquina de lavar, instalar hidrômetros individuais e projetar sanitários com descargas de duplo acionamento, entre outras atividades. Tudo isso influencia diretamente no consumo e na conta da água.
- Invista em energia solar
Pode ser um investimento inicial caro, porém ele dá um resultado diferenciado com o passar dos anos, seja no bolso seja para sustentabilidade. O Brasil é um país privilegiado em relação a incidência dos raios solares, ou seja, esse sistema pode resultar em uma economia de até 70% nas contas de luz.
Todas as vezes que sobrar energia solar produzida em relação ao valor da conta de luz, é possível vender o valor excedente para a companhia contratante.
Viva em um apartamento que utilize a energia solar para os espaços comuns: agendar visita
- Concilie todos os projetos com leis ambientais
Qualquer projeto arquitetônico precisa estar de acordo com todas legislações e segui-las à risca. Evitar ao máximo os desperdícios com materiais de obras, gestão de resíduos, cuidados específicos com o amianto e gesso, entre outras medidas sustentáveis.
Sustentabilidade nos apartamentos e empreendimentos da Zilli
Sustentabilidade do início ao fim do projeto, tanto para os apartamentos quanto para o empreendimento com um todo.
Conectar você com o mundo, trazendo a natureza, a conscientização e a percepção sobre a importância da sustentabilidade.
O último empreendimento da Zilli, o Solo Blvd., otimiza todas as práticas de desenvolvimento sustentável possíveis:
- As áreas comuns contam com uma Iluminação em LED, que em comparação com as lâmpadas incandescentes, consomem até 90% menos energia, com uma vida útil de 25 mil horas;
- Toda a água utilizada para regar o jardim e realizar a limpeza externa e interna do edifício é feita através da captação de água pluvial;
- Tanto os sanitários dos apartamentos quanto os dos espaços comuns foram projetados com tecnologia “dual flush”;
- Todos os apartamentos possuem hidrômetros individuais, ou seja, a medição e o custo da água é cobrado individualmente;
- Também usufruímos da energia elétrica solar para as áreas comuns do condomínio;
- Realizamos a separação e a coleta seletiva do lixo, óleo de cozinha, pilhas e baterias.
Tudo sobre as nossas novidades, guias sobre São José, como esse de hoje, e inúmeras dicas de decoração, você pode receber caso deixe o seu contato: