Você sabe quantas fases de obras existem até a conclusão de um empreendimento?
A construção de um grande edifício pode durar alguns anos. São dezenas de etapas depois da escolha do local e terreno até a realização dos últimos acabamentos. Para você entender mais sobre como são esses processos, acompanhe essa matéria completa, feita por quem sabe sobre todas as fases da obra, com mais de 41 anos de história.
Principais fases de obra
Antes de tudo, é preciso saber que uma obra bem estruturada é capaz de aguentar todas as ações impostas sobre ela, sejam naturais ou humanas. Por isso, na hora de escolher um apartamento para morar é sempre bom procurar por um arquiteto de confiança, um engenheiro de qualidade e uma construtora capacitada para organizar todas as fases da obra.
- Fase Preliminar
Logo após a escolha do terreno, é iniciada a fase preliminar da obra, onde uma das principais etapas está localizada: o projeto arquitetônico. Nele estão descritas todas as características da construção, como plantas, cortes, fachadas, medidas e todas as outras diretrizes e especificações. É bom lembrar que o trabalho do arquiteto também assegura um aproveitamento melhor dos espaços, para que eles contem com uma boa circulação, funcionalidade e conforto térmico e acústico.
Descubra o conceito do Solo Blvd. com a arquiteta Maria Isabel Patrício.
Em seguida da parte teórica, mas ainda na fase preliminar, está a sondagem do terreno, a construção do tapume e do depósito, a instalação de itens básicos para os trabalhadores (vaso sanitário, lâmpadas, etc.) e a instalação provisória de água e energia. - Terraplanagem e demarcação do terreno
Antes da construção, é preciso preparar o terreno para dar estabilidade à obra. Durante a terraplanagem, é realizada toda a movimentação de terra necessária para assentar a edificação. Já a demarcação do terreno objetiva orientar que as medidas corretas sejam seguidas à risca. - Fundação
A fundação da obra faz parte da transição da preparação do terreno para o início da construção e tem como objetivo principal dissipar o peso da edificação no solo. São seis tipos essenciais de fundação:
– Sapata;
– Sapata corrida;
– Radier;
– Tubulão;
– Estaca;
– Blocos de fundação. - Estrutural
Durante a etapa estrutural é perceptível ver uma maior evolução da construção, pois é nessa fase da obra que ocorre a instalação dos pilares, vigas e lajes, conhecidas como esqueletos do edifício, responsáveis por darem toda a sustentação e suporte necessário.
Essa fase é executada por um engenheiro após um estudo prévio. Desta maneira é possível determinar o melhor sistema estrutural, assim como as dimensões e materiais que serão requisitados para a elaboração da obra. - Alvenaria
Posteriormente o período de estruturação está a alvenaria, apelidada como a “pele do edifício”. É nesta fase da obra que ocorre a vedação do projeto, ou seja, o levantamento das paredes, com isso, todos os espaços internos ganham forma e abrem o caminho para as instalações hidráulicas e elétricas. - Cobertura
A etapa de cobertura, como o próprio nome já diz, é quando chega a fase de fechamento da parte superior do edifício, com a montagem do telhado ou da laje impermeabilizada. Durante esse processo, várias partes técnicas estão incluídas, tendo como exemplo a caixa d’água, casa de máquinas, condensadoras de ar condicionado e a captação das águas pluviais (instalação de calhas, rufos, rincões e escoamento).
A cobertura pode ser mais que apenas um fechamento de teto, há possibilidade da criação de escolhas sustentáveis como a instalação de um telhado verde (jardim instalado na parte superior do empreendimento) ou pode agregar um novo espaço à edificação.
Conheça o Rooftop do Solo Blvd. - Instalações hidráulicas e elétricas
Fase da obra responsável pelo funcionamento do todo. No decorrer das instalações hidráulicas são colocados todos os encanamentos, registros, tubulações e redes de esgoto. Já na elétrica fica a instalação dos fios, cabos, tomadas, interruptores, lâmpadas, entre outros.
Caso o projeto possua ar condicionado, também é preciso construir uma estrutura interna para a instalação de toda uma estrutura necessária sem precisar furar e quebrar paredes depois de finalizar a obra. - Acabamentos
Logo após as etapas de cobertura e instalações, chegou a hora da finalização do empreendimento. Vários processos são realizados para a entrega ser feita com extrema perfeição:
– Pisos;
– Forro de gesso;
– Revestimento interno e externo;
– Instalação de portas e esquadrias;
– Pintura interna e externa. - Entrega e vistoria
Ufa! Depois de todos os processos, só é necessário realizar uma limpeza completa por todo o edifício e fazer uma revisão para a correção de qualquer imperfeição. Por fim, todos os apartamentos estão prontos para serem entregues.
Conhecida pelos seus edifícios de alto padrão pela Grande Florianópolis, a Zilli Construtora trabalha há mais de 40 anos no mercado e segue inovando e buscando o melhor para todos os clientes. Já foram mais de dezenas de empreendimentos realizados e a roda não para de girar.
Nos próximos anos serão concluídos mais dois belíssimos edifícios: o Alameda Jardins, em Campinas, e o Solo Blvd., no Kobrasol. Seguindo todas as fases de obras citadas no texto.
Agora que você já sabe tudo sobre como os empreendimentos são feitos, conheça os nossos empreendimentos clicando aqui.
Aproveite também para seguir a Zilli Construtora nas redes sociais e ficar por dentro de tudo o que acontece no nosso dia a dia.
Tudo sobre as nossas novidades, guias sobre São José, como esse de hoje, e inúmeras dicas de decoração, você pode receber caso deixe o seu contato: