“Realizei meu sonho e finalmente estou no lar que posso chamar de meu. E agora? Qual o próximo passo em relação aos empreendimentos?” Ou então, “não comprei meu imóvel ainda, mas será que a minha jornada termina com a aquisição das chaves?” Não. Pois, você precisa saber que existe a valorização de imóvel.
Vamos te mostrar o que significa valorização de imóvel e 3 dicas que você precisa saber para que o seu dinheiro investido traga resultados. Vamos lá?
Fatores que influenciam na valorização de um imóvel
Em primeiro lugar, é importante entender que todo imóvel possui um potencial de valorização ou desvalorização. Os fatores que interferem nisso estão basicamente ligados à economia do país e mudanças culturais que interferem no seu negócio.
Além disso, o equilíbrio entre oferta e procura são outros quesitos que afetam o empreendimento. Assim, o valor do imóvel se torna volátil. Ou seja, ele altera e não fica sempre do mesmo jeito.
É necessário, portanto, observar as tendências e movimentações do mercado. Nisso, observa-se o potencial de valorização de imóvel, que significa quanto ele vai aumentar de preço em relação ao custo inicial. Conheça 3 fatores que influenciam no sobe e desce do mercado imobiliário.
A Taxa Selic
Você sabe o que é a Taxa Selic? Esta é a taxa básica de juros da economia brasileira e pode aumentar, diminuir ou se manter estável. Tudo depende das determinações de órgãos como o Comitê de Política Monetária do Banco Central.
E o que a Selic tem a ver com a valorização de imóvel? O aumento da Selic joga para cima as taxas de financiamento. Então, a consequência disso é o encarecimento dos imóveis e também a baixa procura deles.
Por exemplo, se você comprou seu apartamento por R$ 500 mil, caso a taxa Selic fique mais alta do que no momento da sua compra, é provável que seu imóvel fique mais caro.
A Taxa Selic ao longo da pandemia de Covid-19
A Taxa Selic varia em determinado período de tempo. Porém, a pandemia do novo coronavírus afetou esse valor e consequentemente o mercado imobiliário também sofreu o impacto.
O que aconteceu foi que desde o final de 2017 até virada de 2019 para 2020, quando os casos de Covid apareceram, a taxa estava entre 5% e 7%. Após os surtos de Wuhan e com a chegada do vírus no Brasil, a economia foi abalada.
Então, foi necessário abaixar a taxa Selic, que chegou ao valor de 2% no período de agosto de 2020 a janeiro de 2021. Com a chegada das vacinas e a desaceleração da pandemia, a taxa voltou a subir e chegou a 5,25% no início do segundo semestre de 2021.
Como isso influencia o mercado de imóveis? A tendência é que o valor dos imóveis suba. Isso inclui as taxas de financiamento, que são baseadas pela Selic. Por isso, com a retomada econômica, o momento certo de comprar é agora, antes que os valores e taxas subam ainda mais.
Localização e documentação
Você sabe que imóveis de padrões iguais ou parecidos variam consideravelmente de preço dependendo do bairro em que se situam. Isso acontece porque a localização influencia no valor da casa ou do apartamento.
Ela se relaciona com o planejamento urbano e o potencial de desenvolvimento da sua região. Com isso, se o seu imóvel fica perto de bancos, mercados e de locais de lazer, como parques, o valor dele aumenta. Além disso, a segurança é muito importante, pois a qualidade de vida influencia no valor do empreendimento. Assim, os altos índices de violência do bairro fazem o imóvel perder relevância.
Outro quesito que deve ser levado em consideração sobre valorização de imóvel é relacionado à documentação. O que isso significa? Imóveis regularizados são os mais valorizados.
Por isso, se você procura um apartamento, busque entender se está tudo em dia com o bem desejado. Caso já tenha um imóvel e planeje vendê-lo, regularize todas essas questões. Todas as propriedades endividadas, com casos na justiça ou sem escritura perdem o valor.
Sustentabilidade
Este é um ponto que muitas vezes pode passar despercebido por quem procura um lar ou então quem deseja lucrar com o seu. Atualmente, a sociedade e entidades governamentais trazem a pauta de sustentabilidade o tempo todo.
Por isso, apartamentos que são eficientes para usar recursos naturais e reduzem custos de condomínio, como a energia solar, por exemplo, saem na frente.
O mercado entende este comportamento como necessário para a preservação do meio-ambiente e que contribui para uma vida melhor da natureza como um todo. Por isso, a preocupação com o futuro e a redução da poluição são fundamentais para a valorização do imóvel.
Quer saber mais sobre imóveis e decoração? Então, acompanhe outras dicas em nosso blog aqui. Temos certeza de que você vai gostar!
Tudo sobre as nossas novidades, guias sobre São José, como esse de hoje, e inúmeras dicas de decoração, você pode receber caso deixe o seu contato: